Dinheiro perdido


Falhas na construção da Ferrovia Norte-Sul comprovam incompetência gerencial do Planalto

Má administração, incompetência e desperdício de recursos públicos. Esses são alguns dos graves problemas da construção da Ferrovia Norte-Sul, segundo os deputados Leonardo Vilela (GO) e Paulo Abi-Ackel (MG). A obra do governo federal, tocada pela Valec, foi auditada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos 527 quilômetros que vão de Ouro Verde de Goiás (GO) a Rio Arantes (MG). O relatório apresentado ontem (11) pelo órgão mostra que, mesmo com a conclusão dos trilhos em toda a extensão, a estrada férrea não teria pontes ou viadutos para que os trens cruzem rios e depressões. A estatal nunca contratou empresas para elaborar os projetos executivos das chamadas obras de arte especiais.

A Norte-Sul é projetada para cortar sete estados, mas a ineficiência da Valec faz com que o término do empreendimento esteja cada vez mais distante. Não há previsão para a entrega e, sem as pontes, viadutos e similares, a ferrovia não terá nenhuma funcionalidade. O TCU não conseguiu sequer identificar qual será o traçado final da via devido à quantidade de falhas.

“Pelo visto a rodovia ainda vai levar um longo tempo para entrar em operação e isso é muito ruim porque são bilhões de reais empenhados nessa construção e também porque Goiás e o Brasil precisam muito dessa ferrovia para transportar grãos, etanol e minérios. Até o momento, não existe uma perspectiva real de entrega da obra”, destacou Vilela.

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O tucano afirma que os problemas, provocados pela má administração federal, resultarão em outros ainda maiores no futuro. “Serão gastos mais recursos, o tempo de entrega será ainda maior e fica essa dúvida de quando a ferrovia entrará em ação e de que custo isso terá para o bolso do contribuinte brasileiro”, disse.

Vilela lembra que, além dos problemas técnicos, a Valec está no centro de mais um escândalo de corrupção no governo federal. No inicio deste mês, o ex-presidente da empresa, José Francisco das Neves, o Juquinha, foi preso suspeito de ocultação e dissimulação da origem de dinheiro e bens imóveis, rurais e urbanos, adquiridos em seu nome e de familiares, com recursos obtidos indevidamente durante sua gestão na Valec (2003 a 2011). “Existem claros indícios de malversação dos recursos públicos, como está sendo apurado pelos órgãos competentes”, ressaltou.

Para Paulo Abi-Ackel, a Norte-Sul é apenas mais um exemplo do caos da administração do governo. Quanto à Valec, o deputado afirma que a empresa também exemplifica algo corriqueiro no governo: a corrupção. “Nossa expectativa é que o Ministério Público tome as providências necessárias e a Justiça puna os responsáveis por esses desvios comprovados de recursos”, defendeu.

O orçamento da estatal em 2012 praticamente não andou. Dos R$ 2,23 bilhões disponíveis no orçamento da Valec neste ano, R$ 2,153 bilhões são destinados à Ferrovia Norte-Sul. Até o dia 30 de agosto, a empresa empenhou apenas 31% dos recursos e somente 6,45% dos valores haviam sido realmente pagos.

“Esse é o Brasil do PT. Um Brasil que tem muito dinheiro, investe mal, não tem gestão nas obras e a infraestrutura é equivalente a dos países mais pobres do mundo. Um Brasil que tem muito dinheiro como uma grande potência, mas tem uma infraestrutura fraca, tudo por causa da corrupção e da má gestão das obras públicas”, criticou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

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12 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

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