Versão pirata


Governo petista faz cópia precária de privatizações implantadas na gestão FHC, criticam deputados

O pronunciamento da presidente Dilma em função do feriado de 7 de setembro foi criticado pelos parlamentares Nelson Marchezan Júnior (RS) e Wandenkolk Gonçalves (PA). Os tucanos avaliaram os ataques feitos pela petista ao governo Fernando Henrique Cardoso como uma forma de renegar algo já adotado por ela: as privatizações. Os parlamentares afirmam que o PT entregou a máquina pública a partidos políticos e agora, diante de problemas na área de infraestrutura, tenta fazer uma cópia precária das bem sucedidas privatizações tucanas.

Durante o pronunciamento, que foi ao ar em rede nacional de TV e rádio, Dilma anunciou parcerias público-privadas para atuar nas ferrovias brasileiras e criticou o modelo adotado na gestão FHC. Para os deputados, a presidente tenta copiar as iniciativas do PSDB, mas não reconhece isso.

Play
baixe aqui

Os parlamentares afirmam que o PT deveria colocar em prática um modelo melhor antes de criticar o alvo das cópias. Na era Lula-Dilma, os exemplos de concessões, como os petistas preferem chamar suas privatizações, não tiveram sucesso. Nas estradas, as concessionárias não fizeram os devidos investimentos e nunca foram cobradas pelo Planalto. Nos aeroportos, o próprio presidente da estatal responsável pela área admitiu falhas graves. A situação é bem diferente, por exemplo, do setor de telecomunicações, que passou por uma verdadeira revolução com as privatizações tucanas, algo que Dilma promete agora para os transportes.

“A máquina de cópia deles está com problema, pois o que fazem é uma cópia pirata das iniciativas do PSDB que, com certeza, não vai resolver os problemas do Brasil em infraestrutura por falta de investimentos”, apontou Marchezan. “É uma cópia mal feita”, resumiu Wandenkolk.

O deputado paraense afirma que todos os projetos bem sucedidos da gestão do PSDB foram copiados pelo PT, mas a presidente não admite isso. Por essa razão, Wandenkolk acredita que a intenção do discurso era desviar a atenção de assuntos importantes, como o julgamento do mensalão, em que petistas de carteirinha estão sendo condenados. “Como eles não têm modelo de gestão nem preparação técnica e administrativa, ficam pisando na bola e desviando a atenção do povo para questões menores”, afirmou. Para ele, o pronunciamento teve claro viés eleitoreiro.

Marchezan afirma que o governo mostra mais uma vez extrema competência no marketing político. Para ele, foi o PT quem fez uma má privatização ao entregar a máquina pública nas mãos de partidos políticos. “O anúncio dessas concessões é um reconhecimento de que o Brasil perdeu uma década pela ineficiência de uma máquina pública privatizada a um partido. Agora buscam o apoio das empresas privadas para que elas tentem recuperar o tempo perdido”, destacou.

Leia mais:

Presidente do partido critica uso indevido da máquina pública por Dilma em pronunciamento

PSDB oferece apoio à reforma tributária e espera que discurso de Dilma não seja “simples retórica petista”

Líder espera que governo não repita erros ocorridos na privatização de aeroportos

Governo faz “malabarismo verbal” ao justificar pacote de privatizações, afirma Imbassahy

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *