Denúncia grave


Sampaio pede convocação de ex-tesoureiro para explicar doações de campanha

O deputado Carlos Sampaio (SP) apresentou nesta terça-feira (4) na CPI Mista do Cachoeira requerimento de convocação do deputado José de Filippi Júnior (PT-SP). O tucano quer que o petista esclareça denúncia feita pelo ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot de que Filippi pediu para que ele conseguisse recursos para a campanha da presidente Dilma junto a empresas contratadas pela autarquia.

Para Sampaio, o fato é grave e precisa ser apurado. Ele lembra que Pagot relatou ter recebido o pedido do deputado petista em 2010, quando este era tesoureiro da campanha presidencial. O então diretor do Dnit solicitou a cerca de 40 empresas que efetuassem as doações ao Partido dos Trabalhadores. Tendo obtido sucesso em cerca de seis desses pedidos, Pagot chegou a enviar os comprovantes dos pagamentos ao deputado.

Na semana passada, a CPI ouviu o ex-diretor da empresa Dersa Paulo Vieira de Souza. O engenheiro foi convocado numa clara tentativa de abafar as suspeitas sobre Filippi. Pagot afirmou em entrevista que Paulo de Souza teria pressionado o Dnit para liberar aditivos em obras para beneficiar campanhas em São Paulo, mas na CPI ele explicou ter ouvido isso em uma “conversa de bêbado”. Ainda assim o colegiado ouviu o ex-diretor da Dersa, que prestou todos os esclarecimentos necessários.

Conforme esclareceu, não existiu qualquer pedido para irrigar campanhas. Já no caso de Filippi não houve nenhuma explicação, a não ser a de que ele realmente usou a maior autarquia do governo federal para conseguir recursos para a campanha que conduziu Dilma à Presidência da República.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 setembro, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *