Fazer bem feito


Líder espera que governo não repita erros ocorridos na privatização de aeroportos

O Planalto deve escolher o modelo correto nas privatizações recém-anunciadas de ferrovias e rodovias, sem repetir os erros ocorridos nas concessões de aeroportos promovidas no início do ano. A cobrança foi feita nesta quinta-feira (30) pelo líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE).

Em entrevista à “Folha de S.Paulo” e ao portal UOL, o presidente da recém-criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, admitiu que o governo se equivocou na primeira fase de concessão de aeroportos, realizada no começo do ano. Segundo ele, as empresas passarão a ter de comprovar experiência para participar de leilões.

Play
baixe aqui

“Estão assumindo oficialmente que erraram ao pensarem muito mais no resultado econômico do que na experiência de quem ia gerir os aeroportos, o que garantiria qualidade na gestão. Espero que se escolham o modelo correto para evitar o prejuízo a milhares de brasileiros com este reconhecimento de hoje”, afirmou o líder tucano da tribuna.

No leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, realizado em fevereiro, o governo arrecadou R$ 24,5 bilhões. Até o momento os passageiros não perceberam melhorias nesses terminais.

O deputado do PSDB voltou a criticar a demora para a gestão petista reconhecer a importância das privatizações. Segundo ele, foram dez anos perdidos em virtude de puro preconceito ideológico.

“Importante lembrar que na transição do governo FHC para o de Lula eles assumiram o mesmo modelo de política econômica, mas levaram uma década para reconhecer que o Brasil estava no rumo de compreender a interação entre capital privado e o Estado, pois os recursos para investimentos não eram suficientes”, apontou o líder.

A EPL vai comandar investimentos de R$ 133 bilhões em cinco anos em ferrovias e rodovias. Na entrevista, Figueiredo admite o erro claramente: “Não houve essa exigência de qualificação de empresas para entrar no processo, que elas fossem o que há de melhor em termos de operação”, afirmou. Como destacou o tucano em seu pronunciamento, a expectativa é a de que a gestão petista tenha aprendido a lição.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *