Expectativa frustrada


Para tucanos, é vergonhoso Lula vincular indicação de ministros a julgamento do mensalão

Para os deputados Walter Feldman (SP) e Nelson Marchezan Júnior (RS), é inconcebível o fato de o ex-presidente Lula esperar que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aliviassem a punição de petistas no julgamento do mensalão. Segundo a “Folha de S.Paulo”, Lula está frustrado com os votos dos ministros indicados por Dilma Rousseff, Rosa Weber e Luiz Fux, além de Cármen Lúcia.

O jornal informa que o ex-presidente tem manifestado a aliados o abatimento com o resultado parcial do processo. A reportagem revelou que nos bastidores do PT e em setores do governo havia a expectativa de que esses ministros votassem pela absolvição dos réus.

Para Feldman, os petistas imaginavam que as indicações no Poder Judiciário pudessem exercer alguma influência no julgamento. “Mas sabemos que o Supremo tem tradição e não seria possível indicação de membro que não tivesse um currículo minimamente adequado para a ocupação dessas posições. Confiamos na história do tribunal, naquilo que já produziu para a justiça brasileira. E continuamos acreditando que, independentemente das indicações, os ministros exerçam o papel”, afirmou.

Play
baixe aqui

Marchezan acredita que o PT acreditava na absolvição, mas agir dessa forma não é republicano. Segundo o tucano, o gesto tenta constranger os ministros da Suprema Corte. “O fato de ter indicado não iria vincular a consciência, a noção de justiça e a equidade dessas pessoas ao seu interesse pessoal. É uma forma vergonhosa de entendimento que algumas pessoas têm do setor público. Tentam utilizar de todas as formas as influências a favor para ir contra os interesses da República”, destacou.

O jornal informa ainda que petistas avaliavam que os três ministros indicados por Lula e Dilma enfraqueceram a tese de que o mensalão não passou de um esquema de caixa dois eleitoral. Nos bastidores, integrantes do PT acusavam os magistrados de traição.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 agosto, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Expectativa frustrada”

  1. Luiz disse:

    Estão querendo transformar o Brasil em imensa Cuba? onde fazem o que querem com o pobre povo, pra cima deles Srs.Ministros e PSDB não afrouxe a vigília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *