Movimentação milionária


Silêncio de Cavendish e revelações de contador deixam Delta em situação ainda mais complicada

Como era previsto, o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish se calou na CPI Mista do Cachoeira. Para o deputado Vanderlei Macris (SP), o silêncio do empresário somado ao depoimento de mais uma vítima da organização criminosa comandada por Carlos Cachoeira reforça as suspeitas sobre a principal parceira do governo federal em obras do PAC. Após a dispensa de Cavendish, a comissão ouviu o contador Gilmar Carvalho Moraes, que possui empresas fantasma em seu nome, mas negou ser dono de qualquer uma delas. Segundo relatou, ele teria sido enganado por Valdeir Fernandes Cardoso, possivelmente ligado ao grupo.

Gilmar informou que teve o CPF usado indevidamente. Ele devia R$ 7 mil e, em troca da quitação da dívida, Valdeir propôs a criação de empresas com o nome de Gilmar. Apesar de já ter sido requerido por Macris, o depoimento do contador não estava previsto, mas foi solicitado após sua ex-mulher Roseli Pantoja ter relatado à comissão ter sofrido ameaças. Apesar de documentos da Receita Federal recebidos pela CPI constarem os números do CPF e do registro profissional de Moraes, ele nega ter feito as declarações de Imposto de Renda das empresas.

Play
baixe aqui

“É mais uma vítima dessa organização criminosa e principalmente da Delta, que é a grande holding desse grupo. Ela é o seu braço financeiro”, destacou o deputado, ao lembrar que empresas como as registradas no nome de Gilmar receberam repasses milionários da Delta.  “Essas firmas movimentaram mais de R$ 25 milhões e queremos saber quem teve acesso a esse dinheiro. A partir daí é que vamos descobrir toda a organização”, alertou.

Para o tucano, as declarações da testemunha serviram para comprovar que a atuação da quadrilha é maior do que o imaginado. O silêncio de Cavendish, em sua avaliação, também reforça o comprometimento da Delta. “Ele saiu quase fugido da CPMI e evitou ouvir aquilo que precisava”, destacou. O deputado afirma que o principal trabalho a ser realizado pelo colegiado é o cruzamento de dados das empresas laranja usadas pela empreiteira.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *