Exemplo de administração


Governo de Minas Gerais já cumpriu metas de 2012 em áreas essenciais para a população

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), reuniu o secretariado para uma avaliação das metas de 2012 e identificou que vários objetivos já foram atingidos. Os indicadores fazem parte da Carta de Missão, documento que traz as metas para cada secretaria. As ações envolvem todas as pastas do estado e têm como foco a melhoria dos índices de desenvolvimento social e econômico.

Para Domingos Sávio (MG), o resultado positivo é fruto de uma administração séria que reúne planejamento, competência e honestidade. De acordo com o tucano, o governo de Minas vem se mostrando uma referência de gestão eficiente para o país. “É a forma mais eficiente de se gerir o dinheiro público. Com planejamento, o estado equilibrou suas finanças. E quem ganha com isso é o cidadão”, apontou nesta sexta-feira (24).

Play
baixe aqui

O governador citou exemplos de metas que já foram alcançadas em áreas como educação, saúde, Copa do Mundo e desenvolvimento social. “Conseguimos concluir a questão da urgência e emergência da Macro Centro-Sul, que é muito importante para o Estado, e no Jequitinhonha. É um ponto muito positivo. Cito também as questões da Copa do Mundo, em que estamos rigorosamente dentro do prazo, inclusive com a entrega este ano do Estádio Independência, e as obras do Mineirão, que estão muito bem”, destacou o governador.

Sávio ressaltou a importância de se fazer um levantamento de objetivos e resultados. “Um governo que tem planejamento precisa fazer uma avaliação das metas. Não se pode fazer, como alguns grupos políticos, só promessas durante a campanha. Em MG é diferente. Com Anastasia, as metas apresentadas no plano de governo passam a ser obrigação de cada secretaria, que é cobrada periodicamente”, ressaltou.

O parlamentar lembrou ainda que o governador iniciou o maior programa de ligação asfáltica, que dá sequência ao projeto feito pelo senador Aécio Neves (MG), o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso), ligando mais de 220 cidades mineiras que não tinham asfalto. “Agora o governador vai bater o recorde fazendo o programa Caminho de Minas.” A iniciativa prevê a construção de 7,7 mil quilômetros de rodovias, atendendo diretamente 303 municípios e 7 milhões de pessoas.

Por fim, Sávio ressaltou que em Minas não basta ter carteirinha de um partido para ocupar cargo público de liderança. “Tem que mostrar competência e alcançar as metas que beneficiem a população”, completou, ao afirmar que isso falta para o PT. “Infelizmente não vemos isso no governo petista, que loteou cargos. A Petrobras, por exemplo, deu grande prejuízo e, com isso, o cidadão também fica no prejuízo. Temos instituições sendo destruídas por um governo que coloca o interesse partidário acima do público.”

Confira aqui o vídeo da reunião com os secretários.

Projetos estruturantes

→ As metas escolhidas para acompanhamento sistemático e direto por Anastasia são de projetos estruturantes de grande alcance. Uma delas é a de ampliação do número de alunos atendidos em escolas públicas estaduais em tempo integral. O objetivo determinado para a Secretaria de Estado da Educação era o atendimento de 110 mil estudantes. Porém, este ano já estão sendo beneficiados mais que o dobro, ou seja, mais de 220 mil crianças e adolescentes.

→ Na saúde, por exemplo, desde janeiro de 2011 já foram postas em funcionamento 362 UBSs, que são os pontos de atenção à saúde mais próximos da população e devem se responsabilizar pelo cuidado das pessoas em sua área de abrangência. Outra ação foi o cadastramento de 19.964 gestantes e 6.238 crianças no serviço de call center do Programa Mães de Minas, até o dia 6 de agosto.

A lista dos itens já cumpridos está disponível na “Agência Minas”. Conheça algumas das metas:

Agricultura, Pecuária e Abastecimento
13.244 agricultores familiares comercializando no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que no mínimo 30% dos produtos da alimentação escolar sejam adquiridos diretamente da agricultura familiar.

Casa Civil e Relações Institucionais
Implantação do Selo de Sustentabilidade em Eventos. Realizado em parceria com a Segov, Semad, Sedese e SEC o primeiro selo foi concedido para o Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Lançamento da Cidade das Águas e inauguração da sede do Unesco-Hidroex, com ordem de início para a segunda etapa das obras da Cidade das Águas.

Copa do Mundo
Inauguração da Arena Independência, com a primeira partida realizada em 25 de abril.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *