Exposição de arte


Eduardo Barbosa celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece no período de 21 a 28 de agosto de cada ano, a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a I Exposição de Artes Visuais (pintura em tela), no Espaço Mário Covas, na Câmara. A exposição reúne trabalhos artísticos de diversos lugares do Brasil, representando a Federação dos estados de Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, e a APAE do Distrito Federal.

Para o deputado Eduardo Barbosa (MG), coordenador-geral da Frente, a comemoração da semana foi o primeiro ato cívico e político de comemoração e manifestação em defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil. “Para nós do movimento apaeano, é de suma importância ocupar um espaço como esse aqui na Câmara, tendo a oportunidade de mostrar essas obras não só aos congressistas, mas às centenas de pessoas que circulam aqui todos os dias”, afirmou. O tucano ressaltou ainda a presença de deputados de diversos partidos, mostrando o pluralismo ideológico em defesa do tema.

A presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Aracy Lêdo, lembrou o progresso das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência nas duas últimas décadas. “Jamais imaginaria que com todas as dificuldades estaríamos realizando uma exposição de arte de pessoas com deficiência intelectual e múltipla na Câmara dos Deputados. Essa mostra é um reconhecimento ao trabalho prestado pelas nossas instituições”, afirmou.

Também participaram Rosânia de Almeida, Coordenadora Nacional de Artes da Fenapaes; Diva da Silva Marinho, Presidente da Apae-DF; Juliano Machado, da Apae de Porto Alegre (RS), convidado pelo cerimonial a representar os artistas; Pedro Garcia, Conselheiro do Itamaraty; e alunos da Apae-DF.

As telas de autoria de pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas nas Apaes imprimem o sentido do tema da semana: “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. A Exposição de Artes Visuais tem o apoio da Câmara dos Deputados e a parceria da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). As obras serão expostas até o dia 30 de agosto.

Semana Nacional
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (antes denominada “Semana Nacional do Excepcional”) é celebrada pela sociedade brasileira desde 1964, por meio de manifestações públicas das famílias e de instituições de atendimento a pessoas com deficiência, com o objetivo de sensibilizar governos e comunidade em geral em relação às potencialidades das pessoas com deficiência, e para chamar a atenção para as necessidades específicas desse segmento populacional, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito e à discriminação.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *