Divisor de águas


Julgamento do mensalão deve chegar aos chefes do esquema, defendem tucanos

Os deputados Nilson Leitão (MT) e Raimundo Gomes de Matos (CE) afirmaram nesta terça-feira (21) que o relatório do ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Joaquim Barbosa confirma o que boa parte da população já sabia: o mensalão foi bancado com dinheiro público. De acordo com o voto de Barbosa, recursos do Banco do Brasil foram usados para pagar o apoio de parlamentares. Pelo menos R$ 76 milhões teriam sido surrupiados em operações fraudulentas. Com a confirmação, seria possível identificar o caminho do dinheiro e o chefe do esquema.

Para Leitão, o projeto de poder do PT desestabiliza o país e deixa a população descrente. “Infelizmente isso acaba trazendo uma desesperança na sociedade de que vai melhorar alguma coisa. O Supremo tem uma grande oportunidade de fazer um divisor de água. A esperança é que se conte uma nova história”, destacou.

Play
baixe aqui

Gomes de Matos ressalta que o relatório do ministro comprova aquilo que era de conhecimento geral: na época do governo Lula, o PT montou um esquema de corrupção com dinheiro pago pelo contribuinte. “É de pactuação de lobby por determinadas empresas junto ao ex-presidente Lula para garantir o apoio à base de parlamentares. Acreditamos que o relatório do ministro Joaquim Barbosa vai ao encontro dos anseios da sociedade, que de uma vez por todas quer elucidar essas questões de corrupção e expurgar da vida pública brasileira esses corruptos que roubam da população”, disse.

Para o líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), o ministro Barbosa foi muito claro no voto. Segundo ele, a constatação do relator de que o dinheiro usado para financiar o esquema é público atinge a essência de toda a organização criminosa. “Todo esse dinheiro que deveria ser usado para diminuir as filas na saúde, melhorar a educação e a segurança, foi desviado para pagar o apoio de parlamentares ao governo Lula”, comentou.

Análise do Instituto Teotônio Vilela detalha que não há mais dúvidas sobre o uso de verba pública no mensalão. O maior esquema de corrupção da história do país usou o dinheiro do contribuinte para financiar o projeto de poder do PT. Com a definição de Barbosa, avalia o ITV, está aberto o caminho para chegar a quem comandou o esquema e punir os culpados.

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

Compartilhe:
21 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *