Mudança de paradigma


Julgamento do mensalão é momento histórico da democracia, diz líder do PSDB no “Tema Quente”

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), participou do programa “Tema Quente”, da RedeTV!, nessa quinta-feira (16) e falou sobre a expectativa para a segunda fase do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em debate comandado pelo jornalista Kennedy Alencar e com a participação de Valdo Cruz, repórter da “Folha de S.Paulo”, o tucano afirmou que a democracia brasileira vive um momento histórico. Ele destacou que o PT sairá abalado do julgamento.

“Só o início do julgamento já representou a possibilidade da mudança de um paradigma, pois temos séculos de uma cultura de impunidade instalada”, destacou. O líder ressaltou que a condenação dos principais réus é quase certa. Ontem, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, iniciou a leitura do voto. O magistrado considerou culpados por crime de peculato o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), o empresário Marcos Valério e os sócios dele, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach. O deputado foi acusado também de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Já aos outros três foram atribuídos os delitos de corrupção ativa, formação de quadrilha e evasão de divisas.

A leitura do voto do relator deve durar mais duas sessões. Apesar de considerar que as sentenças vão demorar a sair, Bruno Araújo afirma ser possível que o ministro Cesar Peluso apresente seu voto. Isso deve ocorrer antes de 3 de setembro, quando ele será aposentado compulsoriamente. “O mais importante é que a essa altura os magistrados já devem ter a sua posição definida”, ressaltou o parlamentar.

Play
baixe aqui

O deputado destaca que as divergências de opiniões entre os magistrados é positiva. “O importante é que a Corte está funcionando e o processo está andando”, disse. Para o tucano, a sentença será baseada em provas e naquilo que a Constituição determina.

Segundo o deputado, o foro privilegiado de alguns dos réus possibilitou que o julgamento acontecesse ainda mais cedo do que seria se envolvesse réus comuns. Com o foro, o acusado é julgado diretamente pelo Supremo e não tem mais a quem recorrer. Sem a prerrogativa, um condenado pode passar anos recorrendo em diversas instâncias.

O parlamentar afirma que a condenação irá afetar a imagem do PT, já manchada desde que o escândalo veio à tona. “Uma assunto dessa dimensão, que durante sete anos esteve várias vezes na mídia, é impossível que não haja impacto. Seguramente que há. Pode ser que seja melhor em relação à Dilma, mas o PT que disputa eleições este ano e que estiver num pleito mais apertado em determinado local, com  um empate técnico, por exemplo, esse resultado do julgamento pode sim influenciar”, explicou.

Na avaliação do líder, nenhum partido gostaria de estar sujeito à situação que o PT enfrenta hoje. Apesar de Lula não ter tido sua imagem abalada por conta do mensalão, o deputado afirma que o PT deixou de ser visto como um partido compromissado com a ética, o que poderá se agravar após o julgamento. Apesar de parte da população associar avanços sociais conquistados pelo país nos últimos anos ao ex-presidente, isso não se aplica ao Partido dos Trabalhadores.

Privatizações
Araújo comentou na entrevista o anúncio do pacote de privatizações feito pela presidente Dilma na quarta-feira (15). Para o líder, o país está com 10 anos de atraso por um simples capricho petista. “São anos perdidos por conta de preconceito político, ideológico e com viés eleitoral. Poderíamos ter portos, aeroportos e rodovias com a participação da iniciativa privada e isso foi jogado fora. A decisão agora foi acertada, mas veio muito atrasada e espero que possamos recuperar ao máximo o tempo perdido”, disse.

Confira a íntegra do programa “Tema Quente”:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

-> O programa Tema Quente fez uma enquete na internet perguntando “Você acredita na condenação dos principais acusados de participar do mensalão?” – 70,37% responderam que sim.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 agosto, 2012 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Mudança de paradigma”

  1. Maria Isabel Mathilde Gonçalves disse:

    Esperamos que o pt saia JULGADO E CONDENADO desse julgamento.Do contrário será a decepção total pelo menos para nosso grupo que torce por isso.Afinal ,esperamos 7 longos anos para que?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *