Proteção ao pedestre


Projeto de Walter Feldman pretende reduzir atropelamentos

O deputado Walter Feldman (SP) apresentou na Câmara projeto de lei para reduzir o número de atropelamentos de pedestres nas faixas delimitadas. Para o tucano, é preciso aperfeiçoar o Código de Trânsito Brasileiro nos itens relacionados à educação e estabelecer uma cultura de respeito ao pedestre.

Feldman ressalta que é necessário melhorar a qualificação e a formação dos condutores de carros. De acordo com o parlamentar, as alterações pretendidas tratam da realização de campanhas e de mensagens educativas. Além disso, as faixas e passagens de pedestres devem ser iluminadas e dotadas de sinalização horizontal e vertical, além de terem boas condições de manutenção. “Embora isso pareça óbvio, não é o que acontece na maioria das cidades e a previsão legal explícita dará meios para que o Ministério Público possa cobrar dos responsáveis as medidas cabíveis”, ponderou.

O deputado informa que essas medidas simples não acarretarão custos significativos para o poder público. Feldman lembra que a proposta foi inspirada no Programa de Proteção ao Pedestre, lançado recentemente pela Prefeitura de São Paulo. Na capital paulista, o objetivo é diminuir em 50% o número de atropelamentos e de mortes de pedestres até o fim de 2012. O tucano espera que a medida seja replicada por todo o país reduzindo os atropelamentos.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *