Arquivos essenciais


CPI retoma trabalhos com silêncio da mulher de Cachoeira e pedidos de documentos por tucanos

O retorno dos trabalhos da CPI mista do Cachoeira foi marcado pelo silêncio da mulher do contraventor, Andressa Mendonça (foto), e do ex-policial Joaquim Gomes Tomé Neto, suspeito de fazer escutas ilegais para o grupo. Parlamentares do PSDB entenderam o silêncio como uma confirmação da existência do esquema. Os tucanos pediram providências em relação a documentos solicitados e não enviados ao colegiado por órgãos como a Polícia Federal e o banco Bradesco. Na avaliação deles, a análise desses volumes deve ser o principal trabalho no momento, já que as oitivas não têm sido produtivas.

“Se tivermos a continuidade de pessoas que se acomodam em habeas corpus para não falar, o que sobra para a CPI é a verificação de documentos”, destacou o deputado Vanderlei Macris (SP). O tucano solicitou ao presidente do colegiado, senador Vital do Rego (PMDB-PB), diligências no Banco Central para saber por que informações solicitadas pela comissão ao Bradesco ainda não foram atendidas. O mesmo deverá ser feito no próprio Bradesco. De acordo com o tucano, essas informações são fundamentais para a investigação. “Só teremos condições de avançar se tivermos todas as documentações”, disse.

O deputado ressaltou que, apesar de se valerem de um direito constitucional, os depoentes deixam de colaborar e perdem a oportunidade de se defenderem de acusações. “A CPI teve uma frustração com a ausência de informações dos dois depoentes. Isso mostra a clara presença de ambos na organização criminosa. O silêncio deles fala muito claro nessa direção”, destacou.

Play
baixe aqui

O deputado Vaz de Lima (SP) também lamenta a ausência dos depoimentos. “Quem não deve não teme. Invocam um direito legítimo, mas nos dão também o direito de pensar que querem se esconder com o silêncio”, afirmou.

O deputado Domingos Sávio (MG) pediu ao presidente do colegiado que permita a ida de parlamentares à Polícia Federal para pedir esclarecimentos referentes ao não envio de dados solicitados há mais de dois meses, inclusive vídeos. Apesar de tais arquivos ainda não terem chegado ao colegiado, informações já vazaram para a imprensa. Os parlamentares irão à PF nesta quarta-feira (7).

Vital do Rego acatou o pedido do parlamentar mineiro e também a solicitação feita por Macris referente ao Bradesco. Para o líder da Minoria, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), a decisão foi acertada. “Temos que ir ao Banco Central atrás dos documentos do Bradesco que ainda não chegaram e procurar junto à PF essas provas que eles já têm e que já estão vazando para a imprensa, mas que nunca chegaram até os parlamentares”, ressaltou. Essa visita ao BC deve ocorrer na quinta.

Ex-mulher

-> Nesta quarta-feira (8) será vez da ex-mulher de Cachoeira, Andrea Aprígio de Souza, comparecer à CPI. O Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus e ela poderá ficar calada, a exemplo dos depoentes de hoje.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *