Liderança do consumo


Kaefer defende ação governamental conjunta para solucionar crise na avicultura

O deputado federal e empresário Alfredo Kaefer (PR) disse que só uma  ação governamental conjunta – envolvendo os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e  Comércio  – poderá, realmente, reverter a crise atual do setor de avicultura, devido a fatores internos e externos. Ela obrigou a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) a recorrer agora à presidente Dilma Rousseff, depois que sua direção e o parlamentar se reuniram na semana passada com o ministro Mendes Ribeiro. Este, segundo destaca a entidade, “já  está trabalhando para atender às demandas endereçadas ao seu Ministério”.

O ofício enviado pela Ubabef à presidente Dilma destaca que o consumo brasileiro de frango é de 47 quilos per capita por ano, colocando, assim, o produto na liderança do consumo de proteína animal no País. Acrescenta que a cadeia produtiva do setor é responsável por 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo 300 mil somente nas fábricas. Além disso, segundo a entidade, o setor tem uma receita equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto brasileiro e exportou  US$ 8 bilhões em 2011, dando, portanto, uma contribuição importante à balança comercial do Brasil que, em 2012, será prejudicada.

A inclusão dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, depois do recurso da Ubabef e do parlamentar paranaense ao ministro Mendes Ribeiro, deve-se à defesa de várias medidas que agora foram ampliadas com o pedido de “prorrogação ou suspensão do pagamento do REFIS, pelo prazo de um ano, para as empresas de avicultura que  o tiverem feito”.

Antes, conforme o ofício entregue ao ministro da Agricultura, haviam sido defendidas medidas também relacionadas aos dois outros ministérios, sem, contudo mencioná-los, nas áreas de crédito (oferta emergencial para custeio e capital de giro das agroindústria etc.), PIS/Confins (liberação imediata dos créditos mesmo para ações de investimentos etc.) e Reintegra (inclusão dos cortes industrializados e aves inteiras dentre os produtos beneficiados pelo programa etc.)

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *