Escritor brilhante


Imbassahy participa de homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado

O deputado Antonio Imbassahy (BA) participou, nesta segunda-feira (6), de sessão solene do Congresso em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Conhecido no mundo inteiro pelas suas inúmeras obras, ele foi um dos brasileiros mais brilhantes da história do país, como destacou o parlamentar.

“Uma memorável e inesquecível sessão solene do Congresso, quando, com justo mérito, prestamos uma homenagem a Jorge Amado, baiano notável, conhecido em todo o mundo pelas suas obras, romancista que foi e que nos legou um trabalho fantástico”, disse o tucano.

Imbassahy lembrou de quando foi prefeito de Salvador e teve a alegria de fazer uma justa homenagem ao escritor. O carnaval de 1997 teve como homenageada a personagem Tieta, figura singular e inesquecível.

“Ele comparecia ao camarote oficial todos os dias. Era uma coisa emocionante assistir à população passar, a alegria dos foliões ao ver Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai, no camarote, aplaudindo-os e saudando-os, postando as mãos em direção a Jorge. Era comovente. Em muitos momentos ele chegava às lágrimas em razão da emoção”, lembrou o deputado.

Por fim, Imbassahy ressaltou a enorme falta que faz o grande escritor a todos os brasileiros. “Tive a graça, a sorte e o privilégio de conviver com a família de Jorge Amado, em especial com Zélia Gattai, uma personalidade admirável, uma mulher de simplicidade e doçura inesgotáveis.” O escritor baiano morreu aos 88 anos em 6 de agosto de 2001.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado)

Compartilhe:
6 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *