Denúncia consistente


Para tucanos, defesa de réus do mensalão terá dificuldade em contestar acusação no STF

Para os deputados Eduardo Gomes (TO) e Márcio Bittar (AC), os advogados dos réus do mensalão terão sérias dificuldades em contestar a acusação feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na última sexta-feira (3). Gurgel pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de 36 dos 38 réus do processo. Segundo ele, o escândalo “maculou gravemente a República”. A fase de argumentação da defesa começou nesta segunda-feira (6) com a fala do advogado do ex-ministro José Dirceu. Essa etapa se estenderá até a próxima semana.

De acordo com Gomes, as denúncias apresentadas pelo procurador-geral são contundentes. “Essa preocupação demasiada do PT é porque vai ficar difícil não vincular o resultado do julgamento, seja ele qual for, à figura daquele que liderava o governo naquele momento. O grande temor é que Lula seja atingido”, afirmou.

Segundo Bittar, a defesa não conseguirá desmentir os fatos apresentados na acusação. “A história verdadeira do que aconteceu no período do Lula é essa que o Roberto Gurgel disse. Nunca antes nesse país alguém teve a ousadia e o atrevimento de fazer o que eles fizeram. É impossível para os advogados reverterem um quadro tão cristalino quanto esse”, pontuou.

Play
baixe aqui

Gomes classificou como “sem cabimento” a tentativa de um grupo de advogados ligados ao PT de impedir que a imprensa use o termo “mensalão”. Segundo a “Folha de S.Paulo”, eles pretendem recorrer á Justiça caso os jornais ignorem o pedido. “Eu acho que isso beira a loucura, não faz o menor sentido. É uma atitude de desespero”, disse.

Para Bittar, a medida “é um ranço autoritário que beira o ridículo”. “O caso ficou conhecido como mensalão porque era mensal e todo mundo sabe disso. Parece até piada querer proibir a imprensa de usar o nome do mensalão”, finalizou.

Os advogados exigem o uso do termo Ação Penal 470. O nome mensalão ficou conhecido após ser usado pelo então deputado Roberto Jefferson, que em 2005 denunciou o esquema de corrupção instalado no governo Lula.

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Beto Oliveira/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *