Situação preocupante


Setor de avicultura adverte sobre aumento de preços de frangos e seu impacto na inflação

A possibilidade de aumento dos preços de frangos devido à alta expressiva dos custos dos insumos básicos da avicultura nacional (soja e milho) foi reiterada nesta semana pelo presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. “É importante destacar que os efeitos deste aumento dos preços seguirão dois caminhos distintos: ou o mercado absorverá a elevação ou o consumo de produtos avícolas deverá decrescer, sendo que, neste caso, haverá queda da produção e a demissão de empregados. Ambos terão efeitos danosos econômico (inflação) e social (desemprego)”, apontou.

“O custo da produção tem superado o valor de venda do produto avícola. Com isto, o repasse do custo ao preço final será inevitável, impactando o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) e, em seguida, a inflação do setor alimentício”, conforme ofício entregue pela Ubabef ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em reunião da qual participou o deputado e dono de empresas do setor, Alfredo Kaefer (PR). (foto)

A Ubabef informa que o consumo brasileiro de frango é de 47 quilos per capita por ano, colocando, assim, o produto na liderança do consumo de proteína animal no país. Acrescenta que a cadeia produtiva do setor é responsável por 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo 300 mil somente nas fábricas. Além disso, segundo o dirigente da entidade, o setor tem uma receita equivalente a 1,5% do Produto Interno Bruto brasileiro e exportou US$ 8 bilhões em 2011, dando, portanto, uma contribuição importante à balança comercial do Brasil que, em 2012, será prejudicada.

Por isso, Turra adverte que “uma crise de grande proporção como a atual gera impactos profundos que vão muito além da nossa cadeia produtiva”. Daí, conforme a Ubabef defendeu junto ao ministro Mendes Ribeiro Filho, há necessidade de decisões rápidas e eficientes para reverter a crise atual que está sendo provocada por diversos fatores, inclusive climáticos (estiagem) no Sul do Brasil e nos Estados Unidos.

Além disso, as exportações de farelo de soja (insumo importante do setor avícola) aumentaram bastante acompanhando aquelas de soja (25% maior do que no ano passado), enquanto houve queda de 12% da safra 2011/2012 da oleaginosa brasileira. Por outro lado, as exportações de milho (outro insumo importante do setor) também aumentaram expressivamente (500% só em julho último deste ano em relação ao mesmo mês de 2011) e os preços do produto são os mesmos daqueles praticados no mercado norte-americano (Chicago). Assim, a alta do preço de farelo de soja está também elevando os custos internos do setor avícola.

Entre as medidas proposta pela Ubabef para reverter a crise, inclusive para conter as altas de preços dos insumos e dos preços ao consumidor, estão leilões de estoques reguladores, oferta de crédito emergencial para financiar o custeio e o capital de giro das agroindústrias, liberação imediata de crédito do PIS/Confins e inclusão dos cortes industrializados e aves inteiras dentro dos produtos beneficiados pelo programa Reintegra.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
2 agosto, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *