Chegou a hora


Deputados destacam expectativa da sociedade para definição sobre destino de mensaleiros 

Para deputados do PSDB, é crescente a  expectativa da sociedade em relação ao julgamento do mensalão, que começará na próxima quinta-feira (2). Os tucanos afirmam que o PSDB, assim como os cidadãos brasileiros, confia na imparcialidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e torce por um julgamento sério e pelo fim da impunidade. Investigação da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta desvio de pelo menos R$ 101 milhões para financiar o que entrou para a história como o maior escândalo de corrupção do governo Lula.

“Todos nós torcemos por um julgamento rigoroso e técnico. Confiamos no Supremo”, resumiu o deputado Marcus Pestana (MG), presidente do PSDB-MG. Em sua avaliação, o mensalão foi o maior escândalo político já ocorrido no país desde a redemocratização. “As provas estão aí, todos conhecem os fatos e agora chegou a hora da definição. A expectativa é de um julgamento justo e de punição dos culpados”, afirmou.

Play
baixe aqui

Por meio do esquema, atores importantes do PT e do governo Lula teriam comprado apoio político de parlamentares no Congresso. O STF julgará 38 réus que constam dos autos do processo, entre eles José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula e vários ex-parlamentares e ex-dirigentes do PT. O ex-presidente da República teria, inclusive, feito insinuações em abril deste ano a um ministro do Supremo de que o caso deveria ser julgado apenas após as eleições de outubro. Ou seja, houve tentativa de usar seu prestígio político para interferir no processo.

Na avaliação dos deputados, que repudiaram a atitude de Lula, o STF terá a oportunidade de mostrar ao país que não está vulnerável a nenhum tipo de pressão, ao fazer um julgamento sério e isento. “Esperamos que a sociedade se manifeste para que esse julgamento seja feito com a maior transparência possível a fim de evitar as interferências”, ressaltou Raimundo Gomes de Matos (CE).

O tucano afirma que mesmo depois de ter seu nome colocado como sinônimo de corrupção por causa do mensalão, o Partido dos Trabalhadores parece não ter aprendido a lição. O deputado ressalta que vários atos de apoio a réus do mensalão têm sido realizados pelo partido nos últimos meses. Exemplo claro foi o encontro promovido pelo diretório zonal do partido na Vila Mariana (zona sul de São Paulo) para manifestar apoio ao ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares na sexta-feira (28). Ele é acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha e faria parte do chamado Núcleo Político da quadrilha que desviava recursos para pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao Planalto no Congresso.

“Que Brasil é esse onde o PT é favorável a corrupção?”, questiona o parlamentar cearense. Para ele, é lamentável a postura da legenda responsável pelo governo federal, defensora de pessoas que “roubaram o dinheiro do trabalhador, da população brasileira que paga seus impostos”.  “Mas acredito que os ministros do Supremo irão honrar os seus cargos e o Judiciário do nosso país para evitar que esses corruptos fiquem impunes”, apontou.

Leia também:

Com decisão do Supremo, chega a hora de extirpar os escândalos de corrupção dos governos petistas

Assista o vídeo sobre o mensalão – o escândalo que ninguém esquece

 

 

(Da redação/Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *