Viagens de turismo


Andreia Zito critica possível uso indevido de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador

A deputada Andreia Zito (RJ) criticou declarações do governo federal, que estuda utilizar cerca de R$ 1 bilhão de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar viagens de turismo pelo país de trabalhadores em férias coletivas. Na opinião da deputada, usar o Fundo para esse propósito é, no mínimo, demonstração de desconhecimento da realidade do mercado de trabalho. “Dados do cadastro geral de empregados e desempregados (Caged) revelam que, no último mês, houve uma redução de 25% no número de empregos”, aponta.

Matéria publicada pelo jornal Valor Econômico afirma que o incentivo que o governo pretende dar aos trabalhadores com dinheiro do FAT poderá integrar o Plano Nacional do Turismo 2012-2016, a ser lançado no próximo mês. “O governo federal, por meio do Ministério do Trabalho, deveria planejar ações e destinar recursos para qualificar e requalificar os trabalhadores que se encontram em situação de desemprego e, principalmente, gerar mecanismos de apoio às indústrias para que o número de vagas ofertadas cresça”, defende.

No entendimento de Zito, é importante que se incentive e garanta o direto ao lazer dos trabalhadores, mas é primordial assegurar mecanismos para incentivar a criação de empregos e a distribuição de renda à população.

O FAT é um fundo especial destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e para financiamento de programas de desenvolvimento econômico.

(Da assessoria da deputada/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *