Contagem regressiva


Esquema de corrupção teria começado em 2002 com núcleo central do grupo

Sete anos após a descoberta do maior escândalo de corrupção da história do país, o mensalão voltou a ser destaque. Em nove dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) começará o julgamento dos réus do esquema, que teve início com a vitória eleitoral de 2002 do Partido dos Trabalhadores, de acordo com o relatório do ministro Joaquim Barbosa.

Segundo a denúncia do caso, naquele ano José Dirceu era o presidente do partido e coordenador da campanha à Presidência. Como destacou a Procuradoria-Geral da República, Dirceu teria se juntado a Delúbio Soares, ex-tesoureiro, Sílvio Pereira (cuja conduta não será analisada no julgamento) e José Genoíno para formar o “núcleo central da quadrilha”.

Em junho de 2005, o ex-deputado Roberto Jefferson detalhou o esquema em entrevista à “Folha de S.Paulo”. Ele acusou a existência de pagamento de “mesada” de R$ 30 mil pela cúpula do PT para congressistas aliados votarem a favor de projetos do governo. Naquele mês, Dirceu, então ministro da Casa Civil, renunciou. Na mesma época, a secretária do empresário Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio, confirmou encontros do ex-chefe com petistas e disse ter visto malas de dinheiro.

Veja mais informações do processo nos links abaixo:

Diário Tucano especial

Alegações finais

Ação Penal 470 – relatório Mensalão – Joaquim Barbosa

Mensalão: começa em 10 dias o julgamento do maior escândalo de corrupção do país

(Da redação/ Foto: Wilson Dias/ABr)

Compartilhe:
24 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *