Indicadores associados


Mendes Thame ressalta importância do PIB para o desenvolvimento sustentável do país

O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), destacou a importância do Produto Interno Bruto (PIB) para promover o desenvolvimento sustentável do Brasil. O tucano criticou a declaração da presidente Dilma, que afirmou que o indicador não é o mais adequado para comparar o desempenho dos países. Segundo a petista, “uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para suas crianças e para seus adolescentes”. “É inacreditável que escutemos essa justificativa tão pueril, tão juvenil, de que o pibinho não vale nada, o que vale são outros indicadores”, afirmou durante pronunciamento nesta segunda-feira (16).

Na avaliação do deputado, a economia e o desenvolvimento social estão associados. “Não dá para ignorar o crescimento da economia para ter recursos e poder investir. As coisas estão ligadas”, ponderou. “A economia tem que crescer para distribuir renda, melhorar a educação, a saúde, a segurança e aquilo que melhora a vida da população. Crescer de forma sustentável não é uma opção, é algo absolutamente indispensável num país como o nosso, que tem um imenso caminho a percorrer”, declarou.

Play
baixe aqui

Para Mendes Thame, ao levar em conta os outros indicadores, conforme Dilma defendeu, o quadro é vergonhoso. “Há 86 países na nossa frente no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Uma vergonha! Se, medindo o PIB, podemos dizer que somos um país emergente, do ponto de vista do IDH, somos um país atrasadíssimo”, disse.

De acordo com o deputado, a atitude da presidente de minimizar o baixo crescimento da economia brasileira é absurda. “Ignorar a economia é acima de tudo um contrassenso, mostra incapacidade de gestão. Por outro lado, utilizar um índice social para dizer que vamos mal na economia, mas estamos indo bem na área social é uma mentira deslavada, porque a comparação mostra que o Brasil está imensamente atrasado nessas questões sociais”, avaliou.

O tucano destacou que o governo do PT exaltou o desenvolvimento do PIB quando o Brasil se tornou a sexta economia do mundo. “Assistimos nos últimos dias a presidente da República chegar a dizer que este ano podemos ter um pibinho minúsculo de menos de 2%”, Quando vale o crescimento do PIB? Só quando cresce? E quando ele vai mal, não vale nada?”, questionou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *