Década de espera


Com anos de atraso, governo reconhece benefício de privatizações e sinaliza plano

Os deputados Duarte Nogueira (SP) e Raimundo Gomes de Matos (CE) disseram nesta sexta-feira (13) que a proposta do governo Dilma de fazer dezenas de privatizações em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias a partir de agosto é muito bem-vinda, apesar do grande atraso.

Para Nogueira, a decisão da presidente é correta, apesar de o PT ter deixado o país paralisado por dez anos por questões ideológicas. ”É bom que o governo federal passe a acordar mesmo com uma década de atraso, dez anos se perderam. O caminho é a iniciativa privada, a parceria, o chamamento dos investimentos privados para que possamos ter uma infraestrutura de portos, aeroportos e rodovias melhores para o nosso país”, pontuou.

Play
baixe aqui

Gomes de Matos afirmou que o país não teve o desenvolvimento esperado pela falta de visão do PT. Segundo o tucano, se os governos Lula e Dilma tivessem buscado a parceria privada e dado sequência às ações de gestões anteriores, o país seria outro. Mesmo tardiamente, o PT reconhece que o PSDB estava no caminho certo e segue com as privatizações. “Acreditamos que essa iniciativa demonstra acima de tudo que o PT errou. Além de errar, ele enganou a população brasileira dizendo que não iria fazer nenhuma ação de parceria público-privadas. Mas reconhecemos que em boa hora a presidente Dilma está dando a mão à palmatória e reconhecendo que sim é necessário ter privatizações”, ressaltou.

Segundo o jornal “O Globo”, o novo programa de privatizações está sendo discutido há duas semanas pela presidente com as pastas de infraestrutura e a Fazenda. O Planalto deve apresentar os modelos a serem usados nas concessões em cada um dos setores. A reportagem revela que o objetivo é tornar as licitações mais atraentes para a iniciativa privada e, ao mesmo tempo, garantir que os serviços sejam prestados e, as obras, entregues. Serão inseridos dispositivos nos contratos que privilegiem a qualificação dos participantes, para evitar vencedores de menor expressão.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *