Distribuição de renda


João Caldas cobra liberação de licença para construção de estaleiro em Alagoas

O deputado João Caldas (AL) criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por não ter concedido a licença ambiental para a construção do porto de Coruripe, em Alagoas. Em discurso nesta sexta-feira (6), tucano disse não entender por que o órgão autoriza a construção em outros estados e impede que o progresso chegue à região.

Caldas afirma ser preciso desenvolver o polo industrial no local. Segundo ele, os técnicos do Ibama que não permitiram a construção do estaleiro deveriam conhecer a realidade dos alagoanos. “Eu gostaria muito que os técnicos vissem a realidade do sertão das Alagoas, da Zona da Mata, com a monocultura da cana-de-açúcar, onde a única oportunidade que o homem tem é uma foice para cortar cana, uma enxada para limpar lavoura. E muita fome, muita pobreza”, afirmou.

Play
baixe aqui

Para o deputado, a construção do estaleiro seria a redenção da economia, pois seriam remanejados apenas 70 hectares de mangue, o que já foi aprovado pelo Fundo da Marinha Mercante. “Por que dois pesos e duas medidas? Por que em Pernambuco, na Bahia, no Espírito Santo, no Rio Grande do Norte pode e não pode em Alagoas, que tanto precisa desse investimento?”, questionou.

O tucano ressaltou que a bancada alagoana no Congresso fará todo esforço para que o Ibama aprove o porto. “Vamos trabalhar, cobrar, exigir e encontrar a saída. Temos técnicos competentes, engenheiros competentes, pessoas comprometidas com o meio ambiente”, destacou.

Caldas argumentou que os integrantes do Ibama precisam ver com outros olhos, o desenvolvimento que o estaleiro levará ao estado, além de gerar milhares de empregos. “Dizer que o estaleiro vai favelizar, vai trazer mão de obra de fora. Tem que se falar que vai trazer milhares de empregos: 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos; o polo industrial e o pólo naval de Alagoas. Todos querem esse estaleiro porque ele vai trazer impostos e emprego: ISS, ICMS, IPI, distribuição de renda”, salientou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Leonardo Prado/ Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *