Meio ambiente


A pedido de Telma Pinheiro, comissão debaterá políticas de educação ambiental discutidas na Rio+20

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (5) requerimento da deputada Telma Pinheiro (MA) que pede a realização de audiência pública para discutir a implementação das políticas de Educação Ambiental definidas na Rio + 20. Serão convidados Valéria Hammes, pesquisadora Doutora da Embrapa; Rejane Pieratti, consultora em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável; José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação; Antonio Fernandes Cavalcante Junior, advogado especialista em Direito Ambiental; além de um representante do Ministério da Educação.

“Não há dúvidas de que o tema sustentabilidade ocupa, cada vez mais, espaço nas rodas de discussões da população. O progresso celebrado nos últimos anos, seja na área da ciência e da tecnologia, e nos demais segmentos do conhecimento humano, trouxe consigo uma dura realidade: os recursos naturais do planeta estão se esgotando e, caso se deseje que as futuras gerações possam desfrutar de uma boa estadia na Terra, é necessário reagir e minimizar os estragos feitos por nós mesmos – agora e no passado”, alerta a parlamentar do PSDB.

Para a tucana, o único caminho para conscientizar a população da importância de ser sustentável é por meio da educação de crianças, jovens, adultos e idosos. Ela destaca que, no Brasil, país conhecido pela natureza exuberante, há na Constituição trechos relacionados exclusivamente do Meio Ambiente. O artigo 225, incluso no capítulo VI do documento, diz que “todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para assegurar as presentes e futuras gerações”. “Entretanto, poucos conhecem a publicação e sabem que, mais do que uma atitude sadia e exemplar, ser sustentável é um dever de todo cidadão”, aponta Telma.

Ainda na avaliação da parlamentar do PSDB, é preciso investir mais em educação ambiental e adotar metas e estratégias de fiscalização e implementação das leis existentes. “Assim, torna-se importante que alguns dos principais envolvidos no tema presente na Conferência Rio+20 sejam trazidos a esta comissão, onde possam contribuir com suas experiências e sugestões para que possamos estabelecer práticas que sejam fruto do consenso possível entre os entes da sociedade”, justificou a deputada. A audiência pública ainda não tem data marcada.

(Da redação/Foto: Antonio Augusto – Agência Câmara)

Compartilhe:
5 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *