Economia


Kaefer defende adiamento de recolhimento de tributos para a retomada dos investimentos e da produção industrial

O deputado Alfredo Kaefer (PR) defendeu nesta quarta-feira (4) o adiamento por 90 dias do recolhimento dos tributos federais, entre eles o PIS/Cofins, cujas alíquotas deveriam ser reduzidas de forma generalizada em dois pontos percentuais, em vez das diminuições setoriais que já foram feitas e outras que ainda estão sendo consideradas pelo governo Dilma Rousseff.

O parlamentar antecipou que fará, na próxima semana, um pronunciamento sobre o assunto que considera essencial à retomada imediata dos investimentos privados e da produção industrial no Brasil, sendo que a proposta resulta da sua ampla e diversificada experiência empresarial.

Ela foi feita após tomar conhecimento da nona queda mensal consecutiva da produção industrial brasileira. Ela já acumula uma redução de 3,4% no período de janeiro a maio deste ano em relação a igual período de 2011, sendo que, no acumulado dos últimos 12 meses em comparação com os meses anteriores, a diminuição é de 1,8%.

As quedas observadas na produção industrial, sobretudo na produção de bens de consumo duráveis apesar dos estímulos governamentais, têm reflexos no Produto Interno Bruto (PIB). Este, segundo a última estimativa governamental, terá um aumento de aproximadamente 2,5%, após ter iniciado o ano com previsão de crescimento de 4,5% em relação ao de 2011 (2,7%). Há, contudo, estimativas de aumento do PIB inferiores a 2% que parecem mais prováveis de serem confirmadas por causa da queda da tendência de queda da produção industrial.

Kaefer acredita que só uma medida como a proposta de adiamento amplo por 90 dias do recolhimento dos tributos federais, acompanhada da queda generalizada das alíquotas do PIS/COFINS, poderia produzir efeitos imediatos nos investimentos privados e na produção industrial. A seu ver, a ampliação do crédito e da redução dos juros são estimulantes, mas insuficientes para tomada de decisões empresariais quanto à retomada dos investimentos e aumento da produção industrial.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *