Estabelecer metas


Deputados condenam falta de vontade política para alavancar a pesca

O presidente da Comissão de Agricultura na Câmara, Raimundo Gomes de Matos (CE), e o deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) acreditam que falta vontade política do governo para ampliar a pesca no país. A crítica foi feita durante audiência pública na comissão nesta terça-feira (26).

Para Gomes de Matos, além da burocracia e da carga tributária, falta sintonia entre os diversos órgãos que interferem nas decisões do Ministério da Pesca. “Parece que são ministérios de países diferentes porque não se conversam”, afirmou.

O parlamentar informou que os deputados são favoráveis à criação de uma subcomissão para tratar da pesca. Assim, o país poderá gerar riqueza, empregos e combater a fome. Segundo ele, é necessário estabelecer normas para que o pescador tenha segurança jurídica. “Para que possamos fazer uma política nacional, normatizar as instruções e acabar com a burocracia”, disse.

Play
baixe aqui

De acordo com Wandenkolk, o governo precisa priorizar a pesca. O deputado diz que, além da falta de recursos para avançar e competir em igualdade com países pesqueiros, falta vontade política por parte do governo federal. “Os recursos são muito diminutos, insuficientes, ínfimos. Então precisa primeiro consignar verbas direcionadas para essa área para que possamos fazer a Embrapa da Pesca, que é a pesquisa que precisamos”, cobrou.

Durante a audiência, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, disse que falta vontade política para que o país produza três milhões de toneladas de peixe por ano. Hoje a produção chega a um milhão de toneladas.

No mundo, as pessoas consomem em média 17 quilos de peixe por ano. No Brasil, o consumo é menos de 10 quilos e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 12 quilos/ano.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Francisco Maia)

Compartilhe:
26 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *