Energias renováveis


Duarte Nogueira elogia metas ambientais apresentadas pelo governo de SP na Rio+20

O deputado Duarte Nogueira (SP) elogiou as metas apresentadas pelo governo de São Paulo na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O governador Geraldo Alckmin divulgou documento com 40 objetivos para o desenvolvimento sustentável do estado. As principais ações pretendem erradicar a extrema pobreza até 2014, aumentar a participação das energias renováveis de 55% para 69%, atingir 20% do território paulista com cobertura vegetal e reduzir 20% da emissão de dióxido de carbono, tendo por base o ano de 2005.

“O governo de São Paulo exerceu um papel importante na discussão da Rio+20, decidindo por ações e práticas que serão executadas”, ressaltou Nogueira nesta quarta-feira (20), ao afirmar que a gestão local agiu diferente do governo federal. Segundo ele, o Planalto apresentou apenas um conjunto de intenções formado por metas genéricas. Já São Paulo conta com uma série de ações convergentes e complementares. “Algo que vai muito mais ao encontro de soluções novas para os problemas que temos do que apenas apresentar as dificuldades enfrentadas no momento atual”, destacou.

Play
baixe aqui

O deputado lembra que a “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado” possui metas a serem cumpridas até 2020. Uma delas é dotar as cidades do interior com toda a infraestrutura de saneamento até 2014. “Chegaremos daqui a dois anos com 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Esse é o compromisso de São Paulo com o Brasil e com o mundo”, afirmou. Para o litoral paulista, o objetivo é chegar aos “300%” em 2016 e, para as regiões metropolitanas, até 2020.

A preservação da Mata Atlântica também é prioridade. Alckmin assinou os decretos de criação do Mosaico de Paranapiacaba e do Parque Estadual nascentes do Paranapanema, para proteger mais de 250 mil hectares de floresta.  “O munícipio de Capão Bonito, que é onde está grande parte do parque, receberá um incremento ecológico, o que vai ajudar o município a investir, gerar empregos, melhorar a infraestrutura e os serviços públicos para a população”, destacou o governador.

De acordo com ele, a erradicação da miséria com o desenvolvimento sustentável é o principal objetivo. “Ainda temos 300 mil famílias abaixo da linha. Será um trabalho forte nos munícipios de menor atividade econômica e na periferia das grandes cidades”, ressaltou.

(Da redação com informações do Portal do Governo de SP/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
20 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *