Direito à informação


Em homenagem ao rádio e à TV, tucanos destacam compromisso com a liberdade de imprensa

Durante sessão solene em homenagem aos 90 anos do rádio brasileiro e aos 50 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), deputados do PSDB destacaram a importância do papel desempenhado pelos meios de comunicação no país e reafirmaram suas posições diante do novo marco regulatório. Para os tucanos, é inadmissível qualquer tipo de restrição à liberdade de expressão. Confira trechos dos discursos dos parlamentares:

A Abert defende de forma clara e objetiva o sistema de radiodifusão no país. Reforço o meu compromisso com a liberdade de imprensa e o direito da população de ter uma televisão e um rádio livre. Na discussão sobre um novo marco regulatório, é preciso retirar qualquer tipo de restrição à liberdade de imprensa. Devemos nos debruçar sobre as condições de trabalho e dar um choque de realidade naquilo que deve ser a nova plataforma de radiodifusão no país.
Deputado Eduardo Gomes (TO), primeiro-secretário da Câmara

Play
baixe aqui

Fazer essa homenagem é rememorar um capítulo relevante da história da comunicação brasileira. É manifestar reconhecimento a uma entidade que muito contribui para a comunicação do país, possibilita um contato diário de brasileiros com a informação e realiza a integração com outras mídias. São muitos os desafios a serem enfrentados. Não podemos imaginar que governantes de plantão subjuguem a ação livre da comunicação aos interesses momentâneos. Por isso, a Abert se configura como uma instituição imprescindível ao cenário da comunicação.”
Deputado Vanderlei Macris (SP)

É um oportuno momento para comemorar dois fatos relevantes. O primeiro é o que diz respeito à importância desse veículo de comunicação que é um dos mais populares e versáteis do país, o rádio. O segundo é o empenho da Abert na defesa à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Na luta pela liberdade de imprensa, a Abert tem se mostrado uma das mais representativas vozes de protesto, tanto contra crimes que ainda acontecem quanto contra arbitrariedades em forma de censura.
Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), líder da Minoria na Câmara

Os cinquenta anos da Abert podem ser enfocados por diversos ângulos. Seja pela flexibilização da Hora do Brasil, que está para ser votada após um longo período de discussão no Senado e na Câmara, seja pela questão do rádio digital, que avança, ainda precisando de novas definições, ou em razão da burocracia no ministério para conseguir concessões. Nós da comissões estamos atentos e reverenciamos os cinquenta anos da Abert.
Deputado Eduardo Azeredo (MG)

Transformação das mídias

→ O 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão acontece nos dias 19 a 21 de junho, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Com o tema principal “O Brasil e o mundo grátis”, o evento vai comemorar os 90 anos do rádio brasileiro, 40 anos da TV em cores e 50 anos de fundação da Abert. Líderes empresariais, especialistas de diversas áreas e figuras políticas nacionais debaterão o processo de intensa transformação vivenciado pelas emissoras de rádio e televisão, e o seu profundo impacto no modelo de negócio das empresas e na forma de consumir informação.

(Reportagem: Letícia Bogéa e Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *