Prejuízo milionário
Para Macris, gasto de R$ 400 milhões para cobrir defeitos na Ferrovia Norte-Sul é absurdo
O prejuízo de R$ 400 milhões aos cofres públicos para consertar estruturas e trilhos mal instalados na Ferrovia Norte-Sul é absurdo, na opinião do deputado Vanderlei Macris (SP). O levantamento é da Valec, responsável pela construção. A estatal fez um pente-fino em cada metro de trilho já instalado em boa parte do trecho sul da via, entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO), em uma extensão de 855 quilômetros. A estimativa é que pelo menos 210 quilômetros – 25% desse trecho – terão de passar por intervenções.
Para Macris, a constatação é mais uma prova da incompetência da gestão petista. De acordo com o tucano, o cidadão é quem vai pagar o prejuízo. “É um absurdo gastar R$ 400 milhões para cobrir defeitos de construção, porque não houve fiscalização, trabalho bem feito ou projeto. O valor é equivalente a 1.600 carros populares. A sociedade vai ter que arcar com a grande incompetência desse governo”, condenou nesta sexta-feira (15).
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O deputado lembrou que o atraso no cronograma previsto para a entrega da obra prejudica o setor de transportes de carga do país. Segundo ele, o empreendimento era prioridade no governo Lula. A previsão era inaugurar o trecho Palmas-Anápolis no fim de 2010.
O levantamento da Valec apontou que também será preciso erguer uma série de pátios logísticos ao longo da malha, estruturas que constavam dos contratos firmados com empreiteiras, mas não foram entregues. O plano original previa a construção de nove estruturas ao longo do trecho, mas nenhuma foi feita, de acordo com o jornal “Valor Econômico”.
O parlamentar anunciou que vai apresentar requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para esclarecer os problemas na ferrovia. “É preciso apurar responsabilidades. Isso não pode passar em branco e precisa ser denunciado, pois é um crime contra a sociedade, de lesa-pátria. Alguém tem que pagar por isso. Afinal de contas, R$ 400 milhões é um dinheiro que vai sair do bolso do brasileiro”, avaliou.
O próprio presidente da Valec, José Eduardo Castello, reconheceu as falhas. “Quando mergulhamos nos contratos, vimos o tamanho dos problemas. Eles estão na origem do empreendimento. Hoje estamos fazendo o retrabalho. Se as coisas tivessem ocorrido por etapas, não estaria assim”, disse em entrevista ao “Valor”.
Anos de abandono
→ A Ferrovia Norte-Sul começou a ser construída em 1987, durante o governo José Sarney. Depois de 20 anos de abandono, as obras foram retomadas em 2007. A previsão do governo Lula era inaugurar o trecho Palmas-Anápolis no fim de 2010. A expectativa é que os 855 km desse trecho sejam concluídos em setembro de 2013.
(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
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