Quebra de decoro


Relator no Conselho de Ética pede aprofundamento de investigação contra Protógenes 

Relator da representação do PSDB contra o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) (foto) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou nessa quarta-feira (6) relatório preliminar pelo aprofundamento das investigações sobre as relações do deputado com Idalberto Matias Araújo. Conhecido como Dadá, Idalberto é acusado de integrar a organização comandada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O relatório preliminar deverá ser analisado pelo colegiado na terça-feira (12). Se aprovado, será aberto processo por quebra de decoro contra o parlamentar. O relatório do petista não avaliou o mérito das acusações, mas indicou ser necessário ampliar a investigação para outros documentos em poder da CPI que investiga as relações do contraventor com agentes públicos e privados.

Como destaca o documento, o parlamentar manteve conversas gravadas pela Polícia Federal com Dadá, nas quais o comunista, ex-delegado da instituição, dá dicas sobre como o acusado deveria se portar diante de investigações feitas sobre ele. Numa delas, os dois fazem combinação sobre depoimento que prestarão à justiça. Nos áudios divulgados, Dadá chama o deputado de “professor” e “presidente”. Ele auxiliou o deputado na Operação Satiagraha quando Protógenes era delegado federal e ambos são investigados por possíveis irregularidades nessa investigação.

“Um parlamentar não pode agir como tudo indica tenha agido o deputado Protógenes Queiroz, mantendo relacionamento próximo com um notório contraventor e, pior, o auxiliando diante das investigações levadas a cabo pela Polícia Federal”, afirmou Amauri, segundo a “Agência Estado”. O petista destaca, ainda, que o deputado do PCdoB é acusado de mentir sobre suas relações com Dadá.

“Representamos, primeiro, porque ele está citado de forma comprometedora no caso do Cachoeira e não há razão para que ele não apresente explicações. Segundo, porque ele é alguém que, seguramente, saberá se justificar, já que ele sempre cobra explicações dos outros, muitas vezes de maneira imprudente ”, apontou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), em 17 de abril, quando a legenda apresentou a peça na Câmara.

(Da redação/ Foto: Beto Oliveira – Ag. Câmara)

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
7 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *