Interferência no Judiciário


Fernando Henrique acerta ao dizer que Lula tenta “tapar o sol com a peneira”, avalia Gomes de Matos

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) saiu em defesa da afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a suposta tentativa do também ex-presidente Lula de chantagear o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para protelar o julgamento do mensalão. O presidente de honra do PSDB afirmou na quinta-feira (31) que o petista tenta “tapar o sol com a peneira” e insiste na inconsistente tese de que o pagamento de propina a parlamentares não teria existido.

Gomes de Matos concorda com Fernando Henrique e acredita que Lula extrapolou. “Foi um desrespeito aos preceitos constitucionais. Um ex-presidente da República não pode querer interferir em nenhum dos poderes, especialmente no Judiciário”, destacou.

De acordo com a revista “Veja”, o petista teria oferecido blindagem a Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira para evitar seu depoimento caso ele ajudasse a deixar a análise do processo para depois das eleições municipais. Lula teria dito que tem o controle político da CPI.

Play
baixe aqui

Para Gomes de Matos, essa foi uma atitude desesperadora de Lula no intuito de defender companheiros que correm grande risco de serem condenados. “Ele se coloca como o articulador para evitar esse julgamento”, destacou, ao afirmar que as declarações de Fernando Henrique em relação ao caso foram “mais do que justas”. FHC disse que “tentativas de tumultuar uma decisão dessas, de qualquer dos lados, não ajudam”.

O ex-presidente rechaçou a ideia de interferência na ação da Justiça e declarou acreditar nas instituições brasileiras, sobretudo em relação a um caso em que toda a sociedade espera por justiça. “O próprio Supremo mostrou independência nas últimas decisões que tomou, decisões difíceis, na questão do aborto, por exemplo, na questão da maconha”, ponderou. Gomes de Matos concorda com o correligionário. “Os poderes são independentes e o Judiciário tem toda autonomia para julgar e punir para abolirmos essas figuras da política do nosso país”, destacou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *