Economia estagnada


Crescimento ínfimo do PIB no primeiro trimestre de 2012 é preocupante, avalia Alberto Mourão

Para o deputado Alberto Mourão (SP), o ínfimo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é preocupante e reflete a falta de medidas efetivas do Planalto. De janeiro a março deste ano, a economia brasileira registrou alta de apenas 0,2% se comparado aos três últimos meses de 2011. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o índice cresceu 0,8%. Já o investimento foi 1,8% menor que o último trimestre de 2011 e 2,1% menor que os três primeiros meses de 2011. É o pior desempenho no PIB desde o primeiro trimestre de 2009. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram divulgados nesta sexta-feira (1º).

De acordo com o parlamentar, o desempenho da economia no primeiro trimestre de 2012 foi baixo. Para o tucano, o governo deve reagir e aumentar as despesas com investimento, o que traria resultados duradouros. “O governo não está tomando medidas para estimular o setor produtivo e competir no mercado internacional. A gente tem uma taxa de investimentos muito baixa. Isso resulta no que estamos assistindo agora”, disse.

Play
baixe aqui

A indústria cresceu 1,7% ante o último trimestre de 2011 e teve alta de apenas 0,1% na comparação com mesmo trimestre do ano anterior. A produção da agropecuária teve destaque negativo. O PIB do setor encolheu 7,3% em relação aos últimos três meses de 2011 e 8,5% na comparação com igual período do último ano. Já o consumo do governo avançou 1,5% entre janeiro a março frente ao período de outubro a dezembro. Na comparação anual, a alta foi de 3,4%.

Mourão afirmou que o crescimento do PIB neste ano ficará em torno de 2,5%. Na opinião dele, o ideal seria um investimento de 25% das riquezas do país. Conforme destacou, é papel do Estado investir em vez de adotar medidas paliativas de estímulo ao consumo. “A questão da reforma tributária é fundamental para desonerar a produção. Baixar o custeio da máquina também. Tem que ir com a lupa e o bisturi e cortar as despesas não essenciais para aumentar a capacidade de investimento do Estado, e com isso fazer a economia girar”, ponderou.

Principal indicador

→ De acordo com a “Folha.com”, o PIB é um dos principais indicadores de uma economia, pois revela o valor de toda a riqueza gerada no país em um determinado período.

→ O PIB é formado pelos dados da indústria, agropecuária e serviços. Também é analisado a partir do consumo das famílias, do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações, segundo o portal.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 junho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *