Liberdade de imprensa


Aprovado requerimento de Dib para audiência sobre assassinatos de jornalistas investigativos

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou nessa quarta-feira (30), por unanimidade requerimento do deputado William Dib (SP) para realização de audiência pública com o objetivo de debater mortes de jornalistas investigativos no país. De acordo com o parlamentar, os convidados poderão expor as medidas necessárias para o exercício da profissão e a apuração dos crimes praticados contra esses profissionais.

Segundo Dib, a liberdade de imprensa é fundamental para o processo democrático no país e esses assassinatos não podem continuar impunes. O tucano argumenta que o problema precisa ser dirimido com o auxílio do governo. “Neste ano já foram cinco mortes e nos últimos anos passaram de 40 mortes de jornalistas investigativos no nosso país. Eu gostaria de apoio dos nossos pares para fazer essa audiência pública e ver o que é possível fazer para a proteção da profissão, da liberdade de imprensa no nosso país”, afirmou.

Play
baixe aqui

No requerimento, Dib convida representantes dos ministérios da Justiça, das Comunicações e de Relações Exteriores, da Associação Brasileira de Jornalismo, Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Associação Brasileira de Imprensa, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e os representantes da organização Repórteres Sem Fronteiras. Dib diz ainda que a preocupação com os assassinatos existe em todo o mundo e várias entidades internacionais têm se preocupado com a segurança dos jornalistas.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

Compartilhe:
31 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *