Faxina nacional


Tucanos destacam mobilização popular por agilidade no julgamento do mensalão

A sociedade brasileira clama por justiça no caso do mensalão. A mobilização pelo julgamento dos réus envolvidos no maior escândalo de corrupção do país continua a todo vapor. Dessa vez, 37 mil assinaturas foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) cobrando rapidez no processo. Os deputados Duarte Nogueira (SP) e Vaz de Lima (SP) esperam que a impunidade não prevaleça.

Nogueira cobra agilidade na análise. “As maiores chagas desse país são a corrupção e a impunidade. A sociedade cobra que a justiça seja feita e, portanto, pressiona o STF para que dê celeridade”, disse nesta quinta-feira (31). “Por um lado, há por parte da população a pressão para a condenação. Do outro, ficamos estarrecidos ao assistir o ex-presidente Lula obstruindo a Justiça ao tentar coagir o ministro Gilmar Mendes”, completou.

Play
baixe aqui

O pedido foi protocolado por integrantes de movimentos de combate à corrupção e à impunidade. Das 37 mil assinaturas, 24 mil foram coletadas na internet. A previsão do STF é que o caso seja julgado no segundo semestre. Duarte considerou fundamental a iniciativa popular. “A sociedade entende cada vez mais que precisa ir às ruas exercitar sua cidadania e seus direitos”, ressaltou. “Essa é mais uma etapa de passar o Brasil a limpo. O julgamento talvez seja uma das maiores e melhores faxinas que o país possa fazer”, concluiu.

Para Vaz de Lima, o Supremo teve tempo suficiente para agilizar o processo, principalmente depois da ingerência indevida do ex-presidente de tentar aliciar o ministro para adiar a análise. “A mobilização popular é fundamental para que possamos garantir aos ministros o seu legítimo direito e dever de julgar com tranquilidade, sem pressão e que possam cumprir o seu papel”, ressaltou.

A frase:

“A democracia é a manutenção das instituições e, ao mesmo tempo, o pacto da sociedade em funcionamento. Defender as instituições e as leis é uma lição de cidadania e exemplo da democracia. O mundo moderno exige de todos a participação e esse é um bom exemplo que estamos assistindo agora.”
Deputado Duarte Nogueira (SP)

SOS Supremo

→ O abaixo-assinado, entregue em vários volumes encadernados, trazia na capa os dizeres “SOS STF. Julgamento do mensalão já!”. As assinaturas também estão sendo coletadas por outros grupos. Isso será feito até que o STF comece a julgar o processo, segundo mostrou o jornal “O Globo”.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
31 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *