Cortina de fumaça


Jutahy volta a repudiar tentativa de Lula de adiar análise do mensalão no STF

O deputado Jutahy Junior (BA) voltou a condenar a atitude do ex-presidente Lula em relação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes quanto ao julgamento do mensalão. Reportagem da revista “Veja” desta semana destaca suposta tentativa do petista de pressionar o ministro para adiar o julgamento. O tucano afirma que a ação é deplorável. Em sua avaliação, até mesmo a CPI do Cachoeira tem sido usada como “cortina de fumaça” para o processo.

“Setores radicais do PT estão desesperados com a possibilidade da condenação de todos os envolvidos”, afirmou em plenário.  Para o tucano, os cúmplices dos que tiveram participação no esquema de pagamento de propina “fazem de tudo para que o julgamento não ocorra”. O tucano cita o que chamou de tentativa de chantagem por parte do ex-presidente. “Foi extremamente deplorável e tem de ter a condenação completa deste país”, disse.

Play
baixe aqui

De acordo com o deputado, Lula tem interesse em adiar o julgamento porque sabe que “muitos dos seus amigos serão condenados de forma cabal pela consistência da denúncia do Procurador-Geral da República, que demonstra transferência de dinheiro público para pagamento de partidos e parlamentares, compra de apoios”. Ao buscar apoio de um ministro, o deputado acredita que Lula quis mostrar aos companheiros que fez sua parte tentando impedir a condenação deles.

Segundo o parlamentar, O Partido dos Trabalhadores usa a CPI mista que investiga o esquema criminoso de Carlos Cachoeira para desviar o foco. “A CPI foi um instrumento de fazer uma cortina de fumaça contra o julgamento do mensalão, com o objetivo de atingir o Procurador-Geral da República, a imprensa livre do Brasil, ministros do STF e pessoas que denunciaram o mensalão na época desse episódio”, destacou. Apesar disso, Jutahy afirma que acredita na independência do Supremo para fazer um julgamento justo e condenar os culpados.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
31 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *