Hegemonia política


Kaefer critica PIB baixo, hegemonia petista, mensalão e toma-lá-dá-cá

“Os governos petistas Lula e Dilma – preocupados em manter suas hegemonias políticas, com ajuda de uma base aliada constituída com o mensalão e o toma-lá-da-cá no Legislativo e no Executivo (composto hoje por mais de 30 Ministérios e milhares de cargos  distribuídos aos apadrinhados), deixaram de formular um plano estratégico para o Brasil”, destacou nesta quarta-feira (30) o deputado Alfredo Kaefer (PR). Em plenário, ele comentou a confirmação de sua estimativa de que o crescimento do PIB brasileiro ficará abaixo de 3% em 2012.

Para o tucano, o plano estratégico deveria contemplar as políticas macroeconômicas, industrial e de comércio exterior. Isso precisa ser feito “paralelamente à manutenção daquela iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e destinada à melhoria das condições de vida das populações carentes e à sua inserção no mercado”.

Kaefer lembra que a visão estratégica do PSDB foi a responsável pela estabilização dos preços e pela privatização de empresas estatais, o que as deixou mais competitivas em relação às estrangeiras. Sem a continuação dessa visão, restou aos petistas o retorno ao dirigismo praticado na ditadura militar e em outros períodos da história. “Porém, o petismo reconheceu tardiamente as vantagens da privatização e das concessões tão criticada nas campanhas eleitorais do Lula para agora adotá-las no governo Dilma em aeroportos e outros segmentos”.

O parlamentar e empresário afirmou ainda que o dirigismo atual é ainda mais pernicioso ao país porque está beneficiando capitais e empresas estrangeiras em detrimento das nacionais. Seria o caso dos novos estímulos tributários e de crédito concedidos à indústria automobilística, a exemplo do que ocorreu em 2008 para reduzir o impacto da crise econômica. “Isso foi necessário porque o primeiro governo Lula, ao contrário daqueles de outros países, não fez o necessário trabalho de casa quando a conjuntura internacional ainda era bastante favorável”, concluiu.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *