Sem interlocutor


Impasse na Comissão de Orçamento traz ministra Ideli Salvatti ao Congresso

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, se reunirá nesta quarta-feira (30) com líderes da oposição para discutir o impasse político que há pelo menos três semanas emperra as deliberações na Comissão Mista de Orçamento. A reunião será às 10h no gabinete do presidente do colegiado, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). De acordo com a “Agência Câmara”, participarão do encontro com a ministra os líderes do DEM, deputado ACM Neto (BA), e do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), os coordenadores dos dois partidos na Comissão de Orçamento, deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Duarte Nogueira (SP), além de Paulo Pimenta.

A oposição vem obstruindo as reuniões da comissão alegando que falta um interlocutor do governo para negociar as propostas em tramitação. Esse papel era exercido até o ano passado pelo deputado Gilmar Machado (PT-MG), então vice-líder do governo no Congresso. Neste ano, esperava-se que um novo nome fosse escolhido no início dos trabalhos da comissão, em março, mas até agora não houve indicação.

O vice-líder tem papel fundamental nos trabalhos do colegiado, fazendo a ligação entre as demandas parlamentares e o Ministério do Planejamento. O governo informou nesta terça (29) que deve anunciar o nome amanhã. O mais cotado é do deputado Cláudio Puty (PT-PA), que no ano passado presidiu a Comissão de Finanças e Tributação.

O impasse prejudicou a reunião desta terça, suspensa por falta de quórum. A situação levou o deputado petista Waldenor Pereira (BA) a fazer um apelo para que o governo abra o diálogo com a oposição. Atualmente tramitam na comissão a proposta da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cinco projetos de crédito adicional e duas medidas provisórias (566/12 e 569/12). O relatório preliminar do projeto da LDO já está pronto para votação desde a semana passada. O colegiado tem uma nova reunião marcada para esta quarta, às 14 horas.

Compartilhe:
29 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *