Medidas positivas


Deputados ressaltam iniciativas de governos do PSDB no combate à pobreza

Os governadores Antonio Anastasia (Minas Gerais) e Geraldo Alckmin (São Paulo)  destacaram nesta semana reforço às iniciativas de inclusão social e de combate à pobreza em seus respectivos estados. Em Minas, Anastasia falou sobre a ampliação do Programa Travessia, que promove a inclusão social e produtiva da população por meio de ações articuladas junto a várias secretarias e órgãos do estado. Já em SP, Alckmin ressaltou o programa São Paulo Solidário, que pretende combater a pobreza extrema.

Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Eduardo Barbosa (MG) comemoraram a  iniciativa. Segundo Macris, os governadores tucanos tiveram iniciativas positivas para a inclusão social. “A  medida mostra claramente que os estados estão em um processo bastante acelerado na inclusão das pessoas mais necessitadas”, frisou nesta sexta-feira (25).

Play
baixe aqui

De acordo com ele, os governadores têm se baseado em pesquisas para identificar os níveis de pobreza da população para depois orientar a implantação de políticas públicas. “Essa é a linha do PSDB, que tem o objetivo de acabar com a pobreza  extrema e auxiliar na ascensão social das pessoas”, apontou.

Na avaliação de Barbosa, o grande desafio dos gestores é trabalhar contra as desigualdades sociais, aproximando os Estados das populações de baixa renda. “Os governos de Minas e de São Paulo trabalham duramente em uma articulação de políticas públicas para fazer com que essas pessoas percebam que o Estado está ao seu lado, para lhe trazer uma nova condição de vida. Essa é uma experiência e um compromisso dos governos do PSDB”, concluiu.

Lançado em 2008 e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Travessia promove a inclusão social e produtiva da população. Segundo Anastasia, é um grande projeto integrado por diversas ações, como o Porta a Porta, que faz um diagnóstico das carências dos moradores de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. As equipes já estiveram em cerca de 200 mil domicílios de 71 cidades mineiras.

Outros projetos são o Travessia Social, o Travessia Renda, o Com Licença Vou à Luta e o Banco Travessia.

“O Banco Travessia significa a aposta na educação. Aquelas pessoas que forem identificadas pelo Porta a Porta, que estão ausentes da sala de aula, são chamadas para voltarem à escola e passam a receber um estímulo, créditos que se convertem em uma poupança para ser utilizada por aquela família”, explicou Anastasia.

De acordo com Alckmin, São Paulo tem perto de 300 mil famílias abaixo da linha da pobreza – vivem com menos de R$ 70 reais por pessoa. “Vamos trabalhar para que essas famílias saiam da miséria, para que possam melhorar sua qualidade de vida.”

Atendimento à população

→ O programa São Paulo Solidário cria parcerias com os municípios, com a sociedade civil e com o governo federal para dar atendimento à população. “Vamos começar atendendo os moradores das 100 cidades com menor índice de desenvolvimento humano”, disse Alckmin.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Minas e do governo de SP/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *