Oposição em alerta


PT põe democracia em risco ao atacar liberdade de imprensa e aparelhar o Estado, diz Jutahy

O deputado Jutahy Junior (BA) foi à tribuna nesta sexta-feira (18) para fazer uma defesa enfática do Estado Democrático de Direito no país, ameaçado pela busca da hegemonia pelo PT (leia a íntegra do discurso). De acordo com o tucano, para atingir seus objetivos o partido do governo aparelha o Estado, tenta controlar a imprensa, enfraquecer as instituições e esmagar a oposição. “É preciso exaltar a importância da liberdade de expressão e afirmar que não há democracia sem liberdade de imprensa, assim como não há democracia sem oposição”, apontou.

O que está acontecendo na CPI do Cachoeira reflete a estratégia petista. A ideia da legenda é usar a comissão de inquérito para esconder o julgamento do mensalão, previsto para ocorrer neste ano, e hostilizar meios de comunicação não alinhados ao PT. O tucano citou textos assinados por jornalistas renomados para denunciar a onda de ataques à liberdade de imprensa na América Latina, inclusive no Brasil, onde o governo petista tenta impor um controverso “controle social da mídia”.

Play
baixe aqui

Na CPI, a legenda governista defende o depoimento de um jornalista da “Veja” que obteve informações para reportagens com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Além disso, move uma campanha organizada contra a revista, que publicou nos últimos anos várias reportagens que abalaram biografias de petistas e denunciaram esquemas de corrupção no governo.

“Até aqui, nenhuma das gravações divulgadas indica que o diretor da ‘Veja’ estivesse a serviço do bicheiro. Em busca da notícia o repórter não pode escolher fontes, mas as informações que vem delas. Antes da publicação os dados devem ser analisados e confirmados”, apontou o deputado.

Ainda de acordo com Jutahy, o aparelhamento do Estado pelo PT é um fato. “O empresariado e o povo sabem: se não tiverem atrelados à algum esquema petista não obterão êxito em suas iniciativas no aparato governamental”, apontou o tucano.

A compra da Delta, empreiteira preferida do PAC, pelo grupo J&F foi citada como exemplo pelo tucano. O BNDES tem 31,4% do capital de um frigorífico sócio desta holding. Portanto, haveria o uso de recursos públicos na aquisição de uma empreiteira sob suspeita de irregularidades e de envolvimento com o grupo de Cachoeira. Para piorar, a transação teria o aval do Planalto.

No pronunciamento, Jutahy também classificou de “absurda” a tentativa dos petistas de tentativa de desqualificar o procurador geral da República e levá-lo para depor na CPI.

(Da redação/ Foto: Saulo Cruz – Agência Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *