Política pública


Para Macris, governo falha no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Em reunião da CPI sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara nessa terça-feira (15), o deputado Vanderlei Macris (SP) afirmou que o governo federal deve estabelecer uma política pública de combate ao problema no país. O tucano também cobrou uma destinação de recursos no Orçamento da União para essa finalidade.

Para Macris, apesar de o Planalto dar sinais de ações para combate à exploração, é necessário apontar os caminhos, estruturar um programa com pesquisas permanentes e conhecer a extensão do problema em todo território nacional. “Criar efetivamente condições para que uma política pública pudesse ser estabelecida. Esse é o grande objetivo da CPI. Estamos construindo um banco de dados para orientar ao final isso”, afirmou.

Play
baixe aqui

De acordo com Macris, o governo federal precisa estabelecer políticas públicas eficazes, pois as implantadas até agora não dão resultados. “Os casos continuam acontecendo. Os problemas são claros do ponto de vista da estrutura nacional e o atendimento deixa a desejar”, disse.

Para Macris, além de destinar recursos, o governo deve lançar campanhas em rádio e TV esclarecendo o crime e incentivando a denúncia de casos

As indagações do deputado Macris foram feitas durante a participação da assessora técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luciana Vidal.

Atualmente, 937 municípios brasileiros registram casos de exploração sexual de menores, o que representa 17% de todas as cidades do país. O Disque 100, serviço telefônico de denúncias, registrou entre 2003 e março de 2011 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.

A região Nordeste ocupa o primeiro lugar em número de casos e é seguida pelo Sudeste. No ano passado, 9.937 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual receberam atendimentos e cuidados de órgãos protetores.

Macris vai representar a CPI no “Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil”, a ser realizado nesta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *