Transporte fluvial


Subcomissão retoma visitas para avaliar portos do Norte e Nordeste

O presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Câmara, deputado Alberto Mourão (SP), informou que o roteiro das últimas visitas técnicas aos principais portos do país reiniciará na próxima semana. No dia 17 de maio, os parlamentares que integram a subcomissão irão ao Porto de Ilhéus, na Bahia, local responsável pela exportação de minérios extraídos de Goiás e Mato Grosso. No dia 18, eles vão ao porto de Salvador. No dia 24 de maio, a vistoria será feita no porto de Recife, Pernambuco e, no dia 31, no porto de Manaus.

Mourão disse que, em Manaus, os parlamentares vão conversar com as autoridades responsáveis pelo transporte marítimo, já que esse é um meio muito utilizado na região. Segundo ele, a população usuária tem que ser bem atendida. “É preciso melhorar o transporte, porque é o único instrumento num estado totalmente cheio de rios e depende de um transporte fluvial eficiente e seguro”, afirmou.

Play
baixe aqui

O tucano criticou a falta de iniciativa do governo Dilma em conversar com as companhias de navegação para que fique acertado que os navios de turismo sirvam de hospedagem para os turistas no período da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos no Rio, em 2016.

Para Mourão, o governo já está atrasado, por isso a Câmara irá realizar uma audiência pública com o setor nas comissões de Turismo e Desporto e de Viação e Transportes. “Vamos discutir a estadia durante a Copa. Faltam dois anos para o primeiro evento esportivo, a Copa e depois as Olimpíadas. E o governo não conversou ainda com as companhias de navegação internacionais. Para elas fazerem qualquer programação, elas têm que suspender calendários em todo o mundo para trazer os navios para cá”, ressaltou.

Mourão informou que, ao final dos trabalhos, a Subcomissão de Portos apresentará um detalhado relatório apontando os gargalos existentes no sistema portuário nacional e sugestões para enfrentá-los. O documento será enviado à presidente Dilma Rousseff, ao Ministério dos Transportes e à Secretaria Especial de Portos.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *