Economia


Kaefer destaca seminário para debater desindustrialização e aponta soluções para o problema

O deputado Alfredo Kaefer (PR) reiterou o apoio na Comissão de Finanças e Tributação ao seminário da desindustrialização e desaceleração da economia brasileira, que será realizado em conjunto com as comissões de Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico; e a de Trabalho. O objetivo é debater diversos pontos que envolvem a desindustrialização, como a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A data ainda não foi definida.

“O problema da desindustrialização só será resolvido quando o país adotar uma política industrial de médio e longo prazo”, afirmou Kaefer, que citou ainda pontos fundamentais da macroeconomia como politica de câmbio mais ajustada e flutuante, menor valorização do real, juro baixo, redução da excessiva carga tributária e a deficiente infraestrutura.

Para Kaefer, o governo apresentou um comprometimento no plano Brasil Maior de R$ 22 bilhões de subsidio de desoneração, que representa 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o parlamentar, o primeiro trimestre de arrecadação cresceu 1% do PIB. Ou seja, o governo deu 10% de incremento de arrecadação que tivemos.

Kaefer ressaltou que o BNDES recebe no plano Brasil Maior um recurso enorme, mas que não se coloca uma destinação para uma politica industrial. “O banco continua emprestando dinheiro concentrando apenas para algumas empresas, quando deveria estar destinando recursos para o plano politico industrial. Tivemos um crescimento de 2,7% do PIB em 2011, enquanto a indústria se expandiu somente 0,3%,” afirmou o deputado.

A preocupação do parlamentar é com o mecanismo da desindustrialização no país,  que parece estar tomando um rumo negativo para a indústria e a economia brasileira. Para ele, cabe ao governo federal elaborar um projeto de desenvolvimento nacional a longo prazo que garanta a produtividade e competitividade das indústrias. Dessa maneira, conseguirá dinamizar a economia brasileira, fazendo com que ela crie demandas de crescimento em outras áreas.

(Da assessoria do deputado, com alterações/ Foto: Leonardo Prado – Ag. Câmara)

Compartilhe:
11 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *