Empreiteira investigada


Francischini quer convidar presidente do BNDES para esclarecer venda da Delta

O deputado Fernando Francischini (PR) apresentou, nesta quinta-feira (10), requerimento de convite ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho para esclarecer à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle a compra da construtora Delta pela J&F Participações, controladora do frigorífico JBS, o maior do mundo. O parlamentar quer saber se há risco do dinheiro público ser usado para comprar empreiteira.

Francischini demonstrou preocupação com o possível interesse da holding J&F em comprar a Delta, de Fernando Cavendish. O tucano destacou que a J&F possui 31% de investimentos de capital do BNDES. “Ou seja, é o próprio governo adquirindo a Delta, uma empresa envolvida com o crime organizado.”, explicou.

A empreiteira é a maior construtora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, conforme destacou o deputado. De acordo com ele, há dúvidas sobre a idoneidade da Delta. “É no mínimo estranho que o BNDES – uma empresa pública – financie a compra da Delta, que teve um crescimento astronômico, sendo hoje a sexta maior construtora do Brasil. Além de ser a empresa que mais fatura com o PAC, ela tem hoje seus negócios e contratos investigados por uma CPI e pelo Tribunal de Contas da União, que já apontou diversas irregularidades em dezenas de contratos em diversos estados”, justificou.

Play
baixe aqui

Leia também: Compra da Delta põe governo como sócio e credor de carteira de obras recheada de suspeitas

Na avaliação do parlamentar, é vergonhoso utilizar dinheiro público subsidiado pelo BNDES, por meio da JBS, para financiar a compra da Delta. “Isso cheira a governo querendo varrer a sujeira para debaixo do tapete, tirar o comando da Delta, mas usando juros subsidiado com o BNDES. É um grande absurdo. O requerimento visa ouvir se há a possibilidade da JBS adquirir a Delta para fazer uma cortina de fumaça nesse problema todo”, afirmou.

(Reportagem: Alessandra Galvão e Djan Moreno com assessoria do deputado Fernando Francischini/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *