Perda de rentabilidade


Para Jutahy, presidente engana população ao justificar corte no rendimento da poupança

A presidente Dilma mentiu para o povo brasileiro ao dizer que não há perda no rendimento da caderneta de poupança com as mudanças anunciadas pelo governo na última semana, criticou o deputado Jutahy Junior (BA). Do plenário da Câmara, o tucano repetiu trechos da entrevista de Dilma no programa “Café com a presidente” desta segunda-feira (7) e questionou a declaração da petista de que o investimento está mais rentável.

O parlamentar lembra que, desde 1861, o brasileiro tem garantido o rendimento mínimo de 6,17% na poupança. Com a mudança, “basta haver a redução da taxa básica de juros para 8,5% para as pessoas passarem a receber 5,95%”, explicou Jutahy. “Essa diferença é substancial, principalmente para os mais pobres. Dizer que não há perda de rentabilidade é uma tentativa de manipular a informação dos mais humildes”, completou. Para ele, o objetivo do governo é não permitir que grandes investidores tirem dinheiro de fundos de renda fixa para aplicar na poupança.

Play
baixe aqui

Na avaliação do tucano, a presidente errou ao mentir para a população em vez de defender tecnicamente a medida. “Viemos aqui manifestar nossa tristeza, nossa indignação e repúdio por essa tentativa de manipulação das consciências mais simples do Brasil”, afirmou.

Jutahy destacou a necessidade de reduzir os juros, mas sem atingir a parcela mais pobre da população. “A caderneta de poupança é um instrumento consistente e educativo para aqueles que aplicam seus recursos suados para dar tranquilidade à família”, completou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

Compartilhe:
7 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *