Danos da estiagem


Gomes de Matos quer marcar data de Comissão Geral para debater efeitos da seca no país

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), tentará fechar acordo com a Presidência da Câmara para marcar a data em que a sessão plenária da Casa será transformada em Comissão Geral para discutir a estiagem no país. A iniciativa, apoiada por todos os líderes partidários, já foi aprovada e deverá contar com a presença de ministros e entidades ligadas ao agronegócio. Na reunião do colégio de líderes da próxima semana o tucano pedirá o agendamento da sessão.

“Essa Comissão Geral contribuirá para que possamos obter apoio, quer seja na suplementação de orçamento, quer seja em ações para que efetivemos a retomada de obras, como a da transposição das águas do Rio São Francisco e a revitalização da Sudene”, destacou o tucano. Segundo ele, as medidas para beneficiar a população atingida pela seca, como minimizar os problemas causados à produção rural, devem ser debatidas. “Precisamos fortalecer as ações do governo”, disse.

Play
baixe aqui

O deputado afirma que a forte estiagem deste ano pode afetar a safra de grãos e contribuir negativamente para o crescimento do país, com reflexos no PIB. Milho, soja, feijão e arroz são alguns dos produtos que, segundo o deputado, sofrem os impactos da seca. A produção de leite também deve ser afetada. “Sem a pastagem, o gado sofre e, consequentemente, a produção de leite já está caindo em várias regiões do país.”

Em discurso, o deputado afirmou que a seca atinge atualmente não só o Nordeste, mas áreas do Centro-Oeste, cerca de 300 municípios do Rio Grande do Sul, que estão em estado de emergência, e mais de 160 cidades do Paraná.

“Precisamos ouvir os ministérios e ver as propostas que os parlamentares têm a apresentar para contribuir. É necessário não somente garantir a Bolsa Estiagem como também obras estruturantes para minimizar o efeito da seca”, disse.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *