Violência nos jogos


Jorginho Mello quer suspender atividades de torcida organizada envolvida em tumulto

O deputado Jorginho Mello (SC) apresentou projeto de lei para suspender por cinco anos as atividades de torcida organizada que praticar tumulto ou violência nas imediações de um evento esportivo ou mesmo no trajeto até o local. O objetivo, segundo o tucano, é controlar a agressividade desses grupos e diminuir os atos de violência.

“É comprovada a ineficácia de medidas pelos sucessivos casos de brigas entre torcidas organizadas ou casos de depredação de meios de transporte público ou de propriedades privadas”, lamentou Jorginho, ao lembrar o caso de um jovem torcedor do Palmeiras assassinado com um tiro na cabeça disparado por torcedores do Corinthians durante uma briga.

Em razão disso, o deputado propõe alterações na redação do art. 39-A da Lei nº 10.671 (Estatuto de Defesa do Torcedor) para: fixar o prazo de suspensão da atividade da torcida organizada para cinco anos, afastando-se a discricionariedade do aplicador da pena de fixá-la dentro de uma escala que vai de um dia a até três anos; ampliar a área física, pois na redação original estava prevista apenas a área do evento.

Com isso, estarão cobertas as áreas afastadas do local do evento, mas que sejam utilizadas como pontos de encontro para conflitos, como ruas, praças, parques e outros logradouros no trajeto de acesso ou de retorno da partida.

O parlamentar lembrou que nos próximos anos o Brasil sediará a Copa das Confederações e do Mundo e que, se não houver medidas para combater a violência entre torcidas, o país correrá o risco de ter sua imagem prejudicada caso fatos lamentáveis como o de São Paulo venham a acontecer envolvendo torcedores estrangeiros.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *