Investigação abrangente


CPI aprova plano de trabalho e antecipa depoimento de Carlos Cachoeira

A CPI do Cachoeira aprovou nesta quarta-feira (2) o plano de trabalho para investigar as relações de políticos e empresas com o contraventor Carlos Cachoeira. Na próxima terça-feira (8), será ouvido o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Sousa, responsável pela Operação Vegas. Para quinta-feira (10) estão marcados os depoimentos do delegado Matheus Mella Rodrigues e dos procuradores do Ministério Público Daniel de Rezende Salgado e Lea Batista de Oliveira, responsáveis pela Operação Monte Carlo. Essas sessões serão secretas. Cachoeira será convocado para depor em 15 de maio.

Os parlamentares aprovaram mais de 50 requerimentos e debateram por horas a proposta do relator Odair Cunha (PT-MG), que acolheu sugestões de tucanos e dos demais integrantes do colegiado. Entre elas, a mudança da data da oitiva de Cachoeira, marcada inicialmente para o dia 17. A mudança foi defendida pelo deputado Carlos Sampaio (SP). Para ele, o depoimento irá nortear a votação de requerimentos. Odair Cunha também atendeu ao pedido de ampliar a investigação de integrantes do Poder Executivo nas três esferas – no início, o plano citava apenas integrantes dos governos estaduais. O número de reuniões semanais da CPI foi ampliado de duas para três.

Play
baixe aqui

Confira a galeria de imagens da reunião da comissão

Segundo Sampaio, as alterações representam uma vitória. “Assim, investigaremos tudo, e não apenas os ilícitos já apontados; investigaremos as esferas federal, estaduais e municipais, e não apenas os governos estaduais; as convocações dos envolvidos, por nós sugeridas, foram acolhidas e aprovadas”, comemorou, pelo Twitter.

Os deputados e senadores aprovaram a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico de Cachoeira a partir de 1º de janeiro de 2002. Já a quebra de sigilo da construtora Delta, suspeita de ter negócios ilegais com o grupo do contraventor, será analisada na próxima reunião.

De acordo com Sampaio, a apuração das relações da empreiteira não devem se limitar ao Centro-Oeste. “É importante ter uma abrangência maior em relação à Delta”, resumiu.

O deputado Fernando Francischini (PR) defendeu uma investigação ampla da Delta, a maior construtora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na avaliação do tucano, o dono da companhia, Fernando Cavendish, não pode ficar de fora da lista de convocados. “As obras da Delta têm que ser investigadas em todo o país. A promiscuidade entre o poder público, o senhor Fernando Cavendish e a Delta é aparente aos olhos da opinião pública. Temos que ouvi-lo. Só dessa forma teremos transparência na apuração”, destacou.

Várias pessoas apontadas como integrantes do esquema serão ouvidas nos dias 22 e 24 de maio. O depoimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) – flagrado pela PF em conversas com Cachoeira – foi marcado para 31 de maio, data em que também podem ser ouvidos outros parlamentares citados. A eleição do vice-presidente da comissão foi adiada.

CPI recebe inquérito

Na manhã desta quarta o colegiado recebeu o inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso. O documento digitalizado possui 15 mil páginas e 40 volumes. A CPI teve acesso à cópia de inteiro teor da Operação Vegas. Já a cópia da Operação Monte Carlo não foi enviada. De acordo com o tribunal, a investigação está tramitando na 11ª Vara Federal, em Goiânia. O sigilo das informações encaminhadas ao colegiado foi motivo de intenso debate na comissão. O conteúdo do inquérito está protegido por segredo de Justiça.

Para o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), a confidencialidade não faz sentido. “Não há mais sentido formal na manutenção desse sigilo, para que possa haver clareza e tranquilidade no desenvolvimento do trabalho dessa comissão.”

→ As operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, revelaram um esquema de corrupção na exploração de jogos ilegais no país. Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, é apontado como chefe da quadrilha que possui elos com políticos e empresas.

(Reportagem: Alessandra Galvão e Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
2 maio, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *