Relatoria emblemática


Wandenkolk trabalhará por mais recursos para a agricultura na Comissão de Orçamento

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA), escolhido pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) como relator setorial da Agricultura, defende a ampliação dos recursos para a área. O tucano acredita que o agronegócio precisa de mais atenção do governo e afirma que seu trabalho será baseado no desenvolvimento do país. Em 2011, o setor primário impulsionou o crescimento do PIB e impediu um resultado negativo. Enquanto toda a riqueza da nação teve aumento de 2,7%, a agropecuária cresceu 3,5%, à frente, por exemplo, da indústria (1,5%).

“No ano passado, quem garantiu o superávit na balança comercial foi o setor. O agronegócio pode fazer a diferença, principalmente na geração de emprego e renda, por isso acredito que assumi uma relatoria emblemática não só para o contexto da agricultura, mas para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o deputado. Em sua avaliação, a escolha para a relatoria reflete o reconhecimento dos colegas pelo trabalho dedicado ao setor.

Play
baixe aqui

O parlamentar pretende destinar mais recursos, incentivar novos projetos e tornar a produção ainda mais significativa do ponto de vista do crescimento nacional. “O último orçamento foi minguado, mas tenho certeza que a expectativa para este ano é outra, principalmente se depender do PSDB. Devemos contemplar significativamente um aumento no orçamento da agricultura neste ano”, afirmou. O orçamento total do Ministério da Agricultura para 2012 é de R$ 10,3 bilhões.

Wandenkolk pretende utilizar a experiência para destinar os recursos a segmentos prioritários dentro do agronegócio e da pesca. Segundo ele, é consenso na CMO que os ministérios da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Agrário devem receber mais verbas. O tucano ressalta que sempre trabalhou em prol desses segmentos e lembra que foi relator da Lei da Pesca e ajudou na criação do Ministério da Pesca. Além de Wandenkolk, o senador Flexa Ribeiro (PA) representa o PSDB à frente de uma relatoria setorial. O paraense é responsável pela área da saúde.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
26 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *