Impasse em comissão


É preciso buscar acordo para votar reforma política, avaliam tucanos

Em meio a discussões acirradas, continua o impasse sobre o procedimento de votação da reforma política na comissão especial que trata do tema. Não há consenso entre parlamentares de diversos partidos a respeito da apreciação, que pode ser feita por tema ou relatório do projeto de lei.

Para o deputado Eduardo Azeredo (MG), o andamento dos trabalhos está prejudicado e patina por causa do radicalismo. Segundo o tucano, não dá para aceitar uma mudança com o carimbo do PT. “Ficou claro nessa reunião de hoje que o PT quer impor a sua vontade. Mas não se trata de impor a vontade de um grupo partidário. Trata de buscar uma alternativa que atenda o país”, afirmou.

Play
baixe aqui

De acordo com Marcus Pestana (MG), se na próxima semana não tiver início a votação do texto, pode-se decretar o fracasso da reforma. O parlamentar disse que não há mais clima para prorrogar a discussão. “Vai se esvaziar, vai ser quase um processo de dissolução e infelizmente a reforma política vai naufragar. A energia de trabalho da comissão e o potencial transformador estão se esvaindo, se esgotando”, disse.

Já o deputado Bonifácio de Andrada (MG) criticou a falta de coordenação dos trabalhos. Para ele, há um erro na condução das discussões e é preciso buscar um acordo. “Da maneira que está sendo feita com deputados assumindo posições esparsas em relação ao todo, é muito difícil chegar a uma solução”, questionou.

Apesar do calor das discussões, William Dib (SP) acredita que haverá um entendimento para votar a proposta. O tucano diz ser necessário avançar, pois o cidadão não aguenta mais o atual sistema eleitoral. “Temos que acreditar nisso e trabalhar para sair desse impasse porque a sociedade clama por mudanças. Não podemos fugir da discussão e do voto”, ponderou.

Na próxima quarta-feira (25), a proposta é que seja iniciada a votação do texto. Haverá sessão conjunta tanto da comissão especial como da comissão que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 10.

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *