Sustentabilidade


Tripoli cobra do governo agenda positiva no meio ambiente para a Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será o foco dos trabalhos da Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas, reinstalada na última terça-feira (10). A informação é do deputado Ricardo Tripoli (SP). Segundo o tucano, é necessário que o governo brasileiro tenha uma agenda consistente voltada à sustentabilidade para o encontro.

“É uma comissão importante. Ela é mista – do Senado e da Câmara – e estamos  produzindo materiais para fornecer ao Itamaraty, que é quem está ajudando no processo da conferência”, ressaltou o tucano. Tripoli foi indicado, na Comissão de Meio Ambiente, relator da subcomissão da Rio+20.

Play
baixe aqui

“Estou finalizando o relatório e devo apresentá-lo nos próximos 15 dias. É um texto extremamente importante porque estivemos em cinco capitais, cada uma abordando um tema para compor o parecer”, informou.

De acordo com o parlamentar, o relatório vai servir como sustentáculo para o processo de discussão não só com o Brasil, mas todos os países participantes. Poderão ser obtidas informações de tudo que o país tem fornecido sob o aspecto ambiental, não só na área legislativa, mas também no conteúdo material de preservação do meio ambiente.

O tucano lembrou que o Brasil sediou a ECO 92 e, passados 20 anos, é preciso apresentar um resultado daquilo que foi feito e projetar o futuro. “O Brasil assumiu compromissos de peso com todos os envolvidos nos grandes eventos mundiais de meio ambiente. Agora precisamos dar uma contrapartida”, apontou. “O Congresso presta um grande serviço com a participação efetiva dos parlamentares na Rio+20. O Brasil não pode virar as costas para um evento tão importante”, concluiu.

A frase:

“O Brasil tem hoje uma grande participação na poluição do ar devido à queima florestal. É um grande problema que temos. Enquanto não acabarmos com as queimada,s não vamos conseguir resolver isso. Por isso, o Brasil é hoje o 5º país que mais polui o planeta. Por causa das queimadas, da mudança no uso da terra. É preciso mudar isso.”
Deputado Ricardo Tripoli (SP)

Aquecimento global

→ Composta por 12 deputados e 12 senadores, a comissão permanente foi criada em 2008 com o objetivo de monitorar e fiscalizar as ações implementadas no Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global. Entre as atribuições da comissão, está o acompanhamento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, das ações de ampliação das fontes renováveis de energia e das medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo. A comissão também monitora e fiscaliza ações de promoção do gerenciamento adequado de resíduos sólidos e de controle da emissão dos gases de efeito estufa.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *