Diplomacia


Abertura de consulado dos EUA em Belo Horizonte é uma grande notícia para Minas, diz Azeredo

Chegaram a bom termo os entendimentos para a abertura de um consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. O anúncio foi feito nesta semana pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, durante o “Seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI”. “Essa é uma grande notícia para Minas Gerais e os mineiros. A abertura do consulado atenderá a uma demanda cada vez maior”, disse o deputado Eduardo Azeredo (MG), que sempre foi um defensor da “descentralização dos consulados americanos”, hoje instalados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife. Além de Belo Horizonte, Porto Alegre (RS) também terá novo consulado dos Estados Unidos.

Em março de 2010, quando presidia a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Azeredo conversou pessoalmente sobre essa questão com a secretária Hillary Clinton, então em visita ao Congresso Nacional. O deputado também tratou desse assunto, em várias ocasiões, com o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. “Sempre argumentamos que Minas possui a segunda maior população do Brasil e conta com uma economia diversificada. Os Estados Unidos são o principal destino da população mineira, tanto em negócios como em turismo. Entretanto, os mineiros precisam se deslocar para obter o visto de entrada naquele país”, observou Azeredo.

Play
baixe aqui

Em novembro de 2011, o deputado liderou a bancada mineira no Congresso Nacional no sentido de encaminhar à secretária Hillary Clinton solicitação oficial para abertura do consulado em Belo Horizonte. A carta foi assinada pelos deputados federais e senadores do estado. Na Assembléia Legislativa, a mesma movimentação foi liderada pelo deputado estadual Jayro Lessa (DEM-MG). Pouco depois, Azeredo, Lessa e a integrante do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, Ester Sanches-Naek, apresentaram essas correspondências ao governador Antônio Anastasia, que endossou a demanda.

No último dia 23/03, a assessoria parlamentar do Departamento de Estado norte-americano encaminhou ao Congresso daquele país as sugestões para abertura dos consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre. Decorrido o prazo regimental de 15 dias, o parlamentares não se pronunciaram contrariamente à proposta, o que permitiu o anúncio feito nesta segunda (09) pela secretária Hillary Clinton.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Leonardo Prado – Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *